Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Vinho

A temperatura ideal para servir vinhos

Katia Marques Ulhoa

Vinho 15/02/23

A temperatura ideal do vinho desempenha um papel fundamental na degustação. Ela influencia completamente a experiência de degustação e a percepção das características do vinho. 

Essa escolha não deve ser aleatória, tampouco depende do gosto pessoal. É preciso levar em consideração o estilo do vinho. Espumantes, por exemplo, são servidos em temperaturas mais baixas que brancos encorpados. Entre os tintos, também há diferença: a temperatura de serviço de um vinho leve é diferente de um vinho encorpado.

A temperatura ideal para gelar o vinho seja sempre entre 5 e 18 graus, acima ou abaixo destes níveis, os vinhos perdem expressividade o sabor e até se tornam agressivos. Nunca a bebida deve ser servida em temperatura ambiente e nem colocada no freezer.

O vinho espumante deve ser servido bem geladinho. Servi-lo quente pode aumentar a percepção de açúcar, deixar o retrogosto amargo e ainda parecer choco, assim como um refrigerante. 

A escala de temperatura vai de 6ºC a 10ºC. Espumante elaborado pelo método charmat, por ser mais leve, fresco e frutado, pode ser servido mais gelado que o elaborado pelo método tradicional, que é mais encorpado e com aromas mais fechados. O espumante Moscatel, como tem um alto teor de açúcar, pede por uma temperatura baixa, justamente para diminuir o dulçor e não deixar a bebida enjoativa.

A temperatura do vinho branco deve variar de 7º a 13ºC. Quanto mais leve o vinho, menor a temperatura. Vinhos brancos encorpados, como Chardonnay com passagem por carvalho podem ser consumidos em temperatura mais amena. Justamente para conseguir apreciar melhor os aromas provenientes do estágio em madeira.

O vinho rosé é melhor quando servido gelado, ele é uma bebida em que os aromas e sabores remetem à frutas frescas, para esse frescor ser preservado, é preciso que a temperatura esteja baixa. Sirva o vinho entre 7º e 10ºC. Acima desse número, o vinho pode amargar. 

O vinho tinto tem uma escala de temperatura bem ampla, indo de 13º a 18ºC. Tudo vai depender da estrutura da bebida. Vinhos leves e jovens , são servidos frescos; enquanto vinhos encorpados e envelhecidos pedem por temperaturas mais amenas. 

Em vinhos jovens e com pouca carga de tanino o álcool pode ser um pouco pronunciado, servi-lo mais frio ajuda a reduzir a sensação alcoólica. Ao contrário dos tintos jovens, os tintos envelhecidos têm uma carga média de taninos e um nível de acidez reduzido. Eles não exigem que frio para que seja aproveitado ao máximo. Via de regra, quanto mais velho for um vinho, maior a temperatura que suporta e vice-versa.

Vinho licoroso que passa pelo processo de fortificação requer temperatura mais baixa para ser degustado. Como tem um teor de açúcar muito elevado, precisa do gelo para atuar o dulçor. Também tem a questão de ser um vinho que exala aromas e sabores de frutas frescas, temperatura mais elevada acabaria por esconder essas características do vinho. Sirva os brancos entre 10º a 12ºC e os tintos entre 14º e 18ºC.


Para guardar e consultar sempre que for servir um vinho:

. De 5ºC a 8ºC: jovens, espumantes, brancos finos

 . De 8ºC a 10ºC: rosa, branco muito doce

 . De 10ºC a 12ºC: brancos envelhecidos e portos

 . De 12ºC a 14ºC: tintos jovens pouco tânicos

 . De 14ºC a 16ºC: tintos envelhecidos

 . De 17ºC a 18ºC: tintos reserva e Gran 

COMPARTILHE