Home / Colunas / Vinho
Lucia D'Agostino
V de verão V de vinho, V de vamos brindar
A primeira afirmação é: claro que vinho e verão combinam e muito!
Verão, férias praia, campo, ou até mesmo em casa qualquer lugar se torna o cenário para um bom vinho quando o assunto e relaxar e curtir o momento.
Para a gente entender um pouquinho a origem do nome vinhos verdes e o porquê ser tão famoso nas épocas quentes e leves do ano.
Esse vinho é tão importante para a cultura portuguesa que, no ano de 1908, foi estabelecida uma área conhecida como a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Ela se estende por todo o lado noroeste português e é compreendida entre as margens do Rio Minho, ao norte, na divisa com terras espanholas, até o Rio Douro, ao sul do país. O vinho verde é único no mundo.
Mas ele é verde? .Não!!
Há vinhos verdes brancos e tintos, roses e espumantes, porém todos tem a presença marcante das notas frutadas e flores, e acidez marcante, podendo ser considerado um vinho despojado.
Nos vinhos verdes brancos, as notas limão e a maçã verde se destaca bem.
Harmonize com saladas, peixes fritos, porções de frituras (bolinho de bacalhau, coxinhas) risotos de frutos do mar.
Vinhos verdes rose/rosado são conhecidos pelas notas de cerejas e combinam com comida japonesa, risotos leves de frutos do mar, carpaccios, caldeiradas.
E os vinhos verdes tintos são bem mais frutados e encorpados, e harmonizam com feijoada, galinhada e paella.
Sugestões para temporada relax
Esporão - Bico Amarelo 2019 – Ótimo custo-benefício. É um vinho leve e refrescante de cor amarela com tonalidades verdes, aroma pontual de frutas cítricas tropicais. Harmoniza muito bem com peixes grelhados ou cozidos, comida oriental, sushis, peixes com molhos, mariscos, saladas e frutas.
Casal Garcia vinho verde - O vinho português Casal Garcia verde branco é leve meio seco, jovem e refrescante, de aroma equilibrado e levemente frutado. Harmoniza com aperitivo ou para acompanhar peixes, mariscos, saladas e pratos da culinária oriental.
Quinta do Carmo - Garrafeira vinho tinto - Vinho muito equilibrado apresenta a cor rubi, concentrado e os taninos suaves. Harmonização ideal com feijoada, carnes, galinhadas.
Vinho Aveleda Praia – Muito bem recomendado e elaborado especialmente com a nobre uva Alvarinho. Notas de frutas cítricas e um leve aroma floral, harmonizando com aperitivos, queijos, carnes brancas com molhos cítricos.
Quinta da Companhia - Glamuroso e cheio de vida, esse é o primo rico da família vinhos verdes, de uma elegância e com o visual amarelo palha, com reflexos dourados, perlage fina.
Harmonização perfeita com aperitivos, frutos do mar e embutidos.
Temperatura ideal para o vinho verde
Vinho verde branco: 8° a 12° C
Vinho verde rosado: 10° a 12° C
Vinho verde tinto: 12° a 15° C
Espumantes de vinho verde: 6° a 8° C
Dica valiosa: Utilize a taça de vinho Bordeaux para servir o vinho verde. Para o espumante de vinho verde, utilize uma taça de espumante/champagne.
Importante: depois de aberta, a garrafa pode ser guardada em geladeira por um ou dois dias. Para preservar melhor as características do vinho, feche a garrafa com um sistema a vácuo.