Dólar Hoje | Euro Hoje | 20/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Vinhos para o réveillon

Lucia D'Agostino

Vinho 29/12/21

Final de ano é tempo de festa e celebração e quando o assunto é celebração, o vinho não pode ficar de fora. Ainda mais o bom e festivo espumante. Confira as dicas  para o seu brinde de Ano Novo!

Vinho Macaw Frisante Tropical Branco: produzido pela Casa Perini, é um vinho doce, leve e de fácil apreciação. Muito propício para ser saboreado sem compromisso. Jovem e irreverente, esse vinho é uma maneira saborosa de aproveitar cada momento com leveza e descontração.

Com aroma frutado, com toques florais, revela um frescor vivaz no paladar. Ideal para consumir com entradinhas em geral e pratos leves.

Espumante Moscatel – Casa Perini – uma bebida brasileiríssima, produzido na Serra Gaúcha, é elaborado com as uvas moscatéis da região da indicação de procedência da Farroupilha, o que confere uma essência leve. Sua textura é agradável (devido às borbulhas) e sua doçura é balanceada com o frescor das uvas Moscato (açucarada e prazerosa no paladar). Experimente com as tradicionais carnes suína, vegetais (abóboras e batatas) caramelizados e com sobremesas em geral e frutas.

Cava Freixenet Cordon Negro Brut 2021 – o estiloso Freixenet Negro é um cava produzido pelos meios tradicionais com a mistura das linhagens Xarel Lo, Parellada e Macabeo. É conhecido mundialmente por sua emblemática garrafa preta e dourada. Amarelo palha é sua cor predominante, com matizes esverdeadas cintilantes. Possui grande profusão de bolhas. Apresenta aromas de frutas como pera, maçã, delicadas passagens de abacaxi e banana, ervas novas e fundos amargos. Ótimo para acompanhar aperitivos, carnes, massas e risotos.


Espumante Reserve, Brut, Chandon -  a tradicionalíssima Chandon do Brasil garante a alta qualidade e sutileza no paladar dos espumantes nacionais produzidos pelo processo Charmat. Este espumante possui uma suave fragrância boa refrescância equilibrada e persistente sobre notas frutadas. flor de laranjeira e frutas cítricas. Harmonização queijos leves, peixes frutos do mar, carne branca.


130 Blanc de Blanc da Casa Valdulga - Eleito melhor do mundo em 2020, é elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay de safras especiais, através do método champenoise, permanece em autólise de leveduras por 36 meses. Encantador, possui coloração amarelo palha e um fino perlage.  A delicadeza da Chardonnay se transforma em um espumante único, com excelente cremosidade e frescor. Com intensidade e elegância, é a perfeita harmonia entre as notas frutadas e as finas nuances amanteigadas e de brioche. Combina com  aves natalinas carnes assadas e massas. 

Champanhe Nature 750 ml – Georges Aubert - poucos sabem, mas a marca Georges Aubert fechou as portas em 2012 e reabriu em 2017. Foi, por algumas décadas, conhecidíssima no Brasil e controlava 60% do mercado. Isso é o que se pode chamar de “renascer das cinzas”. A bebida consegue um equilíbrio perfeito entre as uvas Pinot Noir e Chardonnay, tornando-o o mais seco dos espumantes, com pouquíssimo açúcar residual, perfeito. Perfeito para pratos como sushi, ceviche branco e frutos do mar, pratos salgados em geral.

A temperatura ideal para espumantes e frisantes é entre 6 e 8 graus, e para todos os brindes e para que sua experiência seja agradável, prazerosa e completa, use a taça adequada que são as flûte (as que chamamos popularmente de “compridinhas”).

Saúde e boas festas ! 


Lucia D’Agostino é contadora e admiradora de vinhos, em 2018 realizou o curso da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e desde então está sempre buscando aprender e saboreando os rótulos por prazer. Vem para agregar o time de colunistas com jeito leve e inovador na arte de conhecer vinhos e suas combinações.


COMPARTILHE