Home / Colunas / Vinho
Katia Marques Ulhoa
Muita gente pensa que os vinhos importados são sempre os melhores, porém o Brasil produz vinhos de excelente qualidade há anos, inclusive ganhando prêmios internacionais. Tintos, brancos, e espumantes, bebidas frutadas, complexas e intensas.
Os vinhos brasileiros possuem uma ótima acidez, graças ao nosso terroir, propício ao cultivo das uvas com noites frias e temperadas, agregadas a novas tecnologias. A região produtora é determinante para a qualidade do vinho e no Brasil temos sim, nossas terrois de alta qualidade.
Vinho tinto suave Violette, da Vinícola Pizzato, apresenta uma sedutora cor vermelha, possui toques de rubi e violeta. Com muitos aromas frutados, em especial de frutas escuras, como amora, é possível sentir o frescor do bosque a cada gole. O leve sabor adocicado de geleia de uva se destaca no paladar, em equilíbrio perfeito com acidez e taninos. Perfeito para acompanhar massas recheadas com molhos a base de tomates e carne.
Vinho branco suave Naturelle, da Casa Valduga, apresenta cor amarelo-esverdeada e se destacam os aromas florais e frutados de flores brancas, melão, limão e pêssego. Na boca é bem leve e equilibra com maestria o doce com a acidez. Ótimo para acompanhar frutas, sobremesas ou queijos azuis.
Vinho rosé Faces do Brasil Pinot Noir, Lidio Carraro, tem cor rosa salmão e aroma que ressalta notas florais e frutadas, como rosa, pêssego, morango e especiarias. Tem boa acidez e frescor, e retrogosto de notas minerais. Combina bem com sushi e carnes brancas.
Katia Marques Ulho é formada em turismo pela Unibero e chef de cozinha pela S.P Gastronomina Maussi Sebess em Buenos Aires e catas de vinhos. Gerente de alimentos e bebidas, consultora do Restaurante Aji com Mel, mora e estuda em Los Ángeles.