Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Vinhos italianos

Katia Marques Ulhoa

Vinho 17/01/23

Se você é apaixonado por vinho, provavelmente sabe que a Itália é um dos países que mais produz vinho no mundo inteiro. Por ano, são cerca de 54 milhões de hectolitros produzidos em todo o seu território, grande parte deles consumidos pelos próprios italianos – aliás, difícil é encontrar algum que não conheça ao menos um pouco sobre a cultura do vinho

A Itália possui praticamente todos os tipos de vinho, dos mais simples aos mais sofisticados, e podem ser degustados em qualquer lugar do país – seja um restaurante cinco estrelas ou um mais familiar, chamado de trattoria.

Por lá, de maneira geral, a população sabe bastante de vinho e de culinária. Até pouco tempo atrás, a bebida era praticamente obrigatória em todas as refeições, uma verdadeira paixão nacional. 

É importante ressaltar também que a Itália foi uma das responsáveis por espalhar a cultura enológica (que estuda os aspectos do vinho) pelo Ocidente. Na época, os imigrantes italianos levaram não apenas o vinho e o ato de bebê-lo para países como Estados Unidos e o nosso Brasil, como também o popularizaram, visto que, até então, beber vinho era algo restrito à elite. 

Para a coluna do mês de janeiro, trago indicações de vinho da vinícola Campagnola, que trabalha em parceria com mais de 50 pequenos produtores familiares, elaborando vinhos cativantes, que mantém a tipicidade dos vinhos de Valpolicella.

Bardolino Chiaretto DOC Classico 2016: Corvina, Rondinella, Molinara: um rosé com personalidade e sedutor, leve, fresco, boa acidez e muito refrescante. Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas como cereja e mel, é muito gastronômico, podendo ser degustado a qualquer hora e em qualquer lugar. Ideal para acompanhar entradinhas leves, saladas, caponata.


Bardolino Classico DOC 2019:  apresenta aroma intenso de frutas vermelhas com notas de violetas. É um líquido sedoso e par ideal de uma tábua de queijos macios, como o camembert ou o brie com  carnes brancas.


Pinot Grigio Campagnola:  esse vinho traz como limão, pêra, nectarina branca e maçã. Dependendo de onde as uvas são cultivadas, Pinot Grigio pode assumir leves notas de mel, aromas florais como madressilva e uma mineralidade salina. Leve, com ótimo frescor e presença na boca, deve ser tomado como aperitivo ou para combinar com saladas, peixes e frutos do mar.



COMPARTILHE