Dólar Hoje | Euro Hoje | 23/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Vinhos imperdíveis para experimentar no inverno

Da Redação

Vinho 26/07/21

Nos dias mais frios, apostar em formas que ofereçam uma sensação térmica agradável é quase uma regra - e o mesmo acontece com comfort foods e bebidas. O interesse por vinhos mais encorpados para aquecer e combinar com os pratos típicos da estação aumenta, principalmente em se tratando dos tintos com mais taninos e maior nível de álcool. 

"Os taninos, resveratrol, antocianinas e os flavonóides pertencem ao grupo de polifenóis, e são responsáveis por dilatar as veias. Com isso temos um aumento do fluxo sanguíneo pelo corpo. O álcool também é um agente vasodilatador, entretanto, ele dilata os vasos sanguíneos logo abaixo da pele, causando aquela sensação de calor e pele vermelhas, em algumas pessoas", explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino. 

Os níveis de polifenóis, taninos e álcool mudam conforme a casta. Aquelas com casca mais grossa, tendem apresentar maior nível dessas substâncias. Entre as uvas mais famosas pelo alto teor de taninos estão a Tannat, cujo nome deriva da substância, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Nebbiolo; outras uvas não tão conhecidas são Aglianico, Baga e Sagrantino. 

Para te ajudar a ter um inverno aquecido e cheio de experiências especiais, a sommelière separou indicações de vinhos imperdíveis (que não ficam só nos tintos) para agradar todos os gostos e bolsos. 

Casa Portuguesa Península de Setúbal Branco 2019 - Elaborado com duas uvas tradicionais, a Fernão Pires e a Moscatel de Setúbal, este rótulo apresenta aromas de tangerina e pêssego. Na boca é macio e tem corpo leve, o que o torna ideal para harmonizar com pratos de inverno como ravioli de brie com amêndoas ou um camembert assado com massa folhada. 

Petit Verum Verdejo 2019 -  Muito mais que rótulos orgânicos, a linha Petit Verum é um tributo à tradição. Na versão branca, a vinícola entrega a elegante uva Verdejo em um vinho extremamente saboroso e frutado, com acidez equilibrada e final longo. Para deixar a experiência mais saborosa, a indicação é harmonizar o rótulo com batatas gratinadas no forno e uma canja de galinha. 

Peñalolen Cabernet Sauvignon 2017 - Este rótulo é elaborado à base da Cabernet Sauvignon, uma das mais importantes castas do Chile. Com aromas predominantemente herbáceos, o vinho tem corpo médio com taninos redondos e o paladar frutado com traços de amoras e cassis. O final é bastante amadeirado, embora leve e saboroso. Experimente o rótulo em dias mais frios acompanhado de uma tábua de frios. 

Goulart Rosé Malbec Luján de Cuyo DOC 2020 - A Malbec é umas das uvas preferidas do brasileiro e a versão rosé não deixa a desejar. Produzido na região de Luján de Cuyo, na célebre Mendoza, as uvas provêm de vinhedos centenários cultivados de forma orgânica. Com aromas de frutas vermelhas e negras este é um vinho que combina uma elegância e potência, experimente harmonizá-lo com cordeiro assado ou mesmo uma sopa de pescados. 

Miliasso Barolo DOCG 2016 -  Um vinho potente, com aromas de cereja, rosas e couro, complexidade adquirida após 36 meses de estágio em barricas de carvalho. Com taninos marcados e boa acidez, o vinho é ideal para acompanhar risoto de trufas, carnes de caça e queijo grana padano. 

Rosa Reale Negroamaro Rosato 2019 -  Produzido na região da Puglia, onde o calor contribui para o amadurecimento da uva Negroamaro. Com aromas de frutas vermelhas maduras e um toque de especiarias, este rosé acompanha bem carnes vermelhas, como uma costela assada ou mesmo filé com pimenta do reino e batatas. 

La Poderosa Cabernet Franc Merlot 2020 - As emblemáticas uvas Cabernet Franc e Merlot se unem para oferecer o melhor da Patagônia, Argentina, resultando neste blend frutado e equilibrado, com acidez rica e taninos sedosos. A sugestão é harmonizar o vinho com um bife de alcatra salteado na manteiga de ervas ou pizza de calabresa. 

Portada Reserva 2018 - O rótulo faz jus à chuva de prêmios que carrega. Amadurecido por três meses em barricas de carvalho, o que confere ainda mais persistência de aromas e equilíbrio ao vinho. Com notas vibrantes de cerejas, pimenta preta e tostado no final de prova, em boca é aveludado, elegante e de final persistente. No frio, este vinho é a opção ideal para acompanhar risoto de queijo e polenta com linguiça. 

Vallado Três Melros Branco Douro DOC 2019 – É um dos vinhos mais aclamados de Portugal. Parte do vinho passa seis meses em barris de carvalho, adquirindo textura e complexidade. Na harmonização, aposte em pratos mais robustos, como caldo verde, bacalhau ou caldeirada de peixe. 

Raúl Pérez Ultreia Saint Jacques Mencía Bierzo D.O. 2018 – Um tinto redondo e gastronômico, que exala aromas de cappuccino e especiarias. Protagonizado pela uva Mencía, muito popular em solos espanhóis, é um vinho que combina com um bife de alcatra salteado na manteiga, lombo assado com sal grosso e queijos curados. 

Prahova Valley Feteasca Alba Demisec Dealu Mare DOC 2020 - Uma viagem por meio de aromas de frutas, capim-limão e flor de sabugueiro. É fresco e ideal para acompanhar aquele delicioso fondue de queijo tão apreciado no frio. 

Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008 - Feito 100% com Tempranillo colhida manualmente, com 10 anos de amadurecimento, sendo 18 meses em barricas de carvalho e o restante em garrafa, este vinho apresenta um raro buquê que mescla notas de café, pimenta e chocolate ao leite com um fundo delicadamente herbáceo. Na boca, é encorpado e muito macio, sendo ideal para acompanhar queijos curados e pratos à base de carne de porco. 

Edoné Gran Cuvée Brut 2015 – Este espumante mistura a delicadeza da Pinot Noir e a elegância da Chardonnay. Cerca de 5% da bebida é envelhecida em barricas de carvalho francês e depois passa por um processo de maturação chamado sur lie, que consiste na fermentação do líquido em contato com em suas próprias borras. O processo dura em média 40 meses, resultando num espumante bem complexo, encorpado e com estrutura para acompanhar pratos mais pesados de inverno como: risotos, fondue de queijo ou porco assado. 

Xavier Vignon Arcane XV Le Diable 2015 - Elaborado 100% com Mourvèdres originárias de 17 diferentes parcelas de vinhedos provenientes de solos diferentes, criando um vinho com notas de amoras negras, cassis, toque de ervas e especiarias. Encorpado, com ótima estrutura, acidez integrada e taninos presentes e aveludados. É um vinho intenso para esquentar nos dias frios, indicado para harmonizar com costela bovina, queijos fortes e pato com laranja. 

Vallado Porto LBV 2016 - Prepare-se para degustar um vinho saboroso, com notas intensas de cereja, final encorpado e aromas de frutas pretas e especiarias. Aposte na harmonização com queijos azuis e doces feitos com café ou chocolate, opções que oferecem um sabor mais intenso e combinam com o clima mais frio. 


COMPARTILHE