Dólar Hoje | Euro Hoje | 23/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Vinho e o outono: um convite à introspecção

Lucia D'Agostino

Vinho 29/03/22

Há quem ame, há quem odeia e há aqueles que tanto faz, porém com as temperaturas mais amenas e os dias menos ensolarados, o outono traz um convite para a introspecção e para a reflexão.

Os dias mais fresquinhos são propícios para uma culinária elaborada e aos bons momentos, sejam entre a família, com amigos e em qualquer lugar. Combinado isso com vinho, será momentos de puro carinho e aconchego.

Para você aproveitar melhor, trago dicas de vinhos e sua harmonização. Salve o outono!

Vinho Tinto Amore Passo Roso 

Esse vinho é elaborado no “berço” de grandes vinhos, e estou falando da Puglia. Amore Passo traz dentro da garrafa, tudo o que essa região tem de melhor.

Aroma: frutas vermelhas, com forte presença de framboesa, e finaliza com cereja em um leve toque de especiarias. Vinho de coloração clara, vívida e brilhante. Em nossa boca é um vinho muito redondo, com acidez equilibrada, taninos macios e maduros.

Harmonização: Massas com molho branco, queijos envelhecidos e carnes vermelhas.

Ramón Bilbao Crianza 2018

De corpo intenso, marcante e com boa acidez, este vinho é muito equilibrado e redondo no paladar, com retro gosto de baunilha e amoras.

Aroma: frutas negras frescas, toques de alcaçuz, noz moscada, canela e baunilha. Em nossa boca é saboroso, intenso, com bom equilíbrio e caráter frutado, corpo médio, com tanino integrado e macio, fresco e com um final longo com notas balsâmicas e frutadas.

Harmonização: carnes vermelhas, linguiça cuiabana no forno com batata, bife de chorizo, espaguete com almôndegas de lentilha, queijos e massas com molhos encorpados.

Vinho Paradoxo Pinot Noir 750ml Salton

Com um estilo moderno, esse rótulo integra uma linha contemporânea.

Aroma:  delicada coloração grená, com notas marcadas pelas especiarias, tostado, framboesa, morango, amoras, nozes, café e chocolate. Na boca, seu sabor é levemente ácido com taninos suaves.

Harmonização: Carne magra, em especial frango, peixes de rio, salmão, truta, queijos brancos (Camembert e Brie), pizzas e massas com molho suave.

Los 3 Bodegueiros - Malbec 2021

Malbec é, sem dúvida, a uva símbolo na Argentina (Mendoza). Não tem passagem por barricas o que lhe confere frescor e acompanhado dos seus 13% de volume alcóolico e, tampouco, é um vinho pesado.

Aroma: frutas frescas se envolvem em uma sintonia com os aromas de cassis e violeta. Na degustação a maciez do tanino surpreende, além de uma acidez muito equilibrada e um final médio terminam a degustação. 

Harmonização: Muito bom para acompanhar carnes magras, como o filé mignon ou um peito de frango grelhado ficará muito mais atraente, graças a sua boa acidez.

Na hora da compra, a dica é sempre observar o percentual alcoólico, a passagem por madeira e o ano de safra, lembrando que as bebidas leves geralmente são mais jovens. 

COMPARTILHE