Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Um pedaço do Japão em Campinas

Da Redação

Agenda Cultural 01/11/23

Nos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, a Expo D. Pedro realiza a Expo D. Pedro Matsuri, com expectativa de receber 30 mil visitantes entre os dias 3 e 5 de novembro. O festival vai transformar um dos maiores espaços multiuso do interior paulista em um “pedaço do Japão”. 

Na programação, combinamos o tradicional e o pop, com os principais nomes do meio cultural e artístico da comunidade nipo-brasileira do País, organizamos workshops e exposições e dedicamos a praça de alimentação à gastronomia oriental para proporcionar ao público uma verdadeira integração na cultura japonesa. A entrada é gratuita e os organizadores sugerem ao visitante a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

O espaço dedicado à cultura tradicional japonesa na programação da Expo D. Pedro Matsuri conta com shows musicais de estilo enka e j-music danças típicas apresentações de taikô os tambores japoneses exposições e ilhas de experiência de bonsai ikebana oshibana origami e kirigami e um workshop de gastronomia, além do bom odori, que é a alma dos festivais de cultura japonesa. 


A cultura pop do Japão faz apresentações no festival com shows de músicas de anime, show de música tokusatsu, desfile e concurso de cosplay, concurso de músicas de anime e dança, exposição e oficinas de mangá e pixel art. Uma área será reservada também para jogos de tabuleiro.O festival promovido pela Expo D. Pedro é palco também para o concurso Miss Nikkey Campinas.

Entre as atrações anunciadas estão Ryukyu Koku Matsuri Daiko com seus tambores festivos, Wadan Taiko Ensemble, Wadaiko Tsubame, os cantores Karen Ito, Pamela Yuri, Ricardo Cruz e Joe Hirata, o show de Diogo Miyahara e a Akatsuki Band.

Atração nos principais festivais japoneses do Brasil, o Sky Bridge Experience, originalmente desenvolvido para os planetários do Japão, vai permitir que o público aprecie, através da realidade virtual, música, artes plásticas e cênicas produzidas por artistas japoneses e brasileiros.

EXPO D. PEDRO MATSURI

03/11 (sexta-feira), das 18h às 22h

11/04 (sábado), das 10h às 22h

11/05 (domingo), das 10h às 20h

Entrada: gratuita, com sugestão de doação de 1 quilo de alimento não perecível

Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II, Jd. Santa Genebra 

Mais informações: expodpedromatsuri.com.br



COMPARTILHE