Home / Colunas / Dica Gastronômica
Repórter Gastronômico
Lavash é um milenar pão típico, plano e bem fininho, que é parte integrante da cozinha Armênia; o maior representante da expressão cultural dos hábitos e costumes culinários do país. Para os armênios, uma mesa sem pão não está completa. Um alimento cheio de significados e o principal deles é a prosperidade, e por isso nunca pode faltar.
E esse é o nome do restaurante de culinária armênia que fica no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. O Lavash incorpora a diversidade de sabores do Oriente Médio e dos países do Mediterrâneo.
Apesar de muita gente confundir, a gastronomia armênia é diferente da gastronomia árabe; possui condimentos e temperos mais intensos, uma verdadeira explosão de sabores. O segredo dessa culinária está no uso de ervas aromáticas, assim como frutas, vegetais e nozes, por isso podemos dizer que é uma cozinha focada no lifestyle saudável, com ingredientes frescos, orgânicos e sem conservantes.
Além do pão típico, que costuma ser feito em um fogão a lenha, o “Tonir”, a casa tem uma variedade de opções em seu cardápio, entradas, saladas, pratos quentes, lanches, salgados, grelhados e sobremesas, organizado pelo chef Simon Gbrail.
Destaque para o Mante, um dos pratos mais “quentinhos” do cardápio. São mini trouxinhas assadas e recheadas com carne, servidas com caldo de tomate e coalhada seca. Prato tradicionalíssimo, é servido como uma sopa e é delicioso!
Outro prato que o @reportergastronomico provou (e adorou) é o Kashlama, uma costela de cordeiro acompanhada por legumes cozidos na cerveja. Aliás, a cerveja é uma tradição na Armênia. As primeiras produções da bebida datam do século 5 A.C. A culinária armênia com certeza é uma experiência saborosíssima, rica e única.
Vale destacar que o ambiente é charmoso, aconchegante e de fácil acesso, localizado na alameda gastronômica do shopping. Os drinques são diferentes e interessantes, mas eles merecem uma resenha própria.
Por ora podemos dizer que experiência é bacana. Adoramos e indicamos!