Dólar Hoje | Euro Hoje | 18/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Um passeio por São Paulo

Maria Cecilia Valadares Zitto - @umgirocomacissa

Turismo 09/06/21

Imensa e diversa são os primeiros adjetivos que me vem à cabeça quando penso em São Paulo. A capital paulista é a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo, é o principal centro econômico e financeiro do país, além abrigar instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica.

Parques, praças, arte, dança, música, cultura, diversidade, história, restaurantes e bairros temáticos compõem um mundo de possibilidades e atrações para todos os gostos. Por isso, trago dicas para você aproveitar um fim de semana e conhecer a cidade que não dorme.

O que visitar?

O pontapé inicial para uma visita a São Paulo é caminhar pela Avenida Paulista, conhecida como o circuito da cultura que abrange a Casa das Rosas, Itaú Cultural, Japan House, Sesc Paulista, Sesi, Instituto Moreira Salles e o Museu de Arte São Paulo – Masp, um dos museus mais conhecidos do país, com um acervo de mais de 10 mil obras, entre elas trabalhos de Van Gogh, Picasso, Portinari, entre outros. Aos domingos, a Paulista abre suas vias exclusivamente para pedestres e ciclistas. Porém, por conta da atual fase do Plano São Paulo, os museus estão com horários de funcionamento diferenciados e o Programa Paulista Aberta está suspenso. 


O famoso Beco do Batman rende fotos lindas


O Parque Ibirapuera com seus 110 hectares é outro lugar imperdível na capital paulista. Tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, o Ibirapuera é um dos mais conhecidos parques da cidade e recebe um número de visitantes entre 12 a 14 milhões por ano. O local abriga museus, auditório, o Planetário, trilhas e lagos. Além do Ibirapuera, São Paulo oferece outros parques como o Parque da Independência, Parque Burle Marx, Parque da Aclimação, Jardim Botânico de São Paulo e o Parque Villa-Lobos.

O famoso Beco do Batman é uma travessa localizada na Vila Madalena dedicada à arte urbana. Seus muros grafitados e coloridos rendem fotos lindas e inúmeros visitantes.

O tradicional Mercado Municipal Paulistano ou Mercadão é parada obrigatória em uma visita a São Paulo. Inaugurado em 1933, o lugar oferece uma infinidade de frutas, legumes e verduras, carnes, aves, peixes, doces e especiarias, bem como espaço gastronômico, tendo como carro chefe o sanduíche de mortadela.

No centro histórico de São Paulo está a Catedral da Sé, uma das maiores igrejas em estilo neogótico do mundo. Próximo a ela está o Pateo Collegio, local onde José de Anchieta fundou São Paulo. Também no centro está o Teatro Municipal, inaugurado em 1911.


O Mercadão de São Paulo é parada obrigatória


O Farol Santander fica ao lado do Mosteiro de São Bento e conta com acervo fixo e exposições em exibição por tempo determinado, além de um mirante com vista muito bonita da cidade.

O bairro da Liberdade é a região onde se encontram restaurantes, feiras, lojas e construções referentes à cultura japonesa, bem como no bairro do Bexiga estão as melhores cantinas italianas. 

Onde comer?

Não faltam bons restaurantes para se comer bem em São Paulo. Minhas dicas são: Nino Famiglia Mancini, Maní, Muquifo, Marakuthai, Mocotó, A Casa do Porco, o estrelado D.O.M. do chef Alex Atala, o requintado Terraço Italia e o complexo gastronômico Eataly.


Parque Burle Marx

Onde ficar? 

Como a cidade é muito grande deve se levar em conta os lugares que serão visitados para não se hospedar tão longe e gastar mais tempo no trânsito ou no metrô. Mas independente disto, uma excelente localização na capital paulista é a região da Avenida Paulista, entre a Consolação e o Masp. O Jardins e o Itaim Bibi também são ótimas sugestões para se hospedar. 

A variedade de hotéis nesta região da Paulista/Jardins é enorme e próximos a restaurantes, lojas e linhas de metrô. 



COMPARTILHE