Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Um passeio nada convencional pelo Rio de Janeiro

Maria Cecilia Valadares Zitto

Turismo 13/08/21

Que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo e conhecida por pontos turísticos emblemáticos, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e suas praias inspiradoras todos já sabem, mas a cidade vai muito além disso. O centro do Rio tem inúmeras atrações imperdíveis, como museus, igrejas, fortalezas, casas, bibliotecas, teatros e áreas de valor histórico e artístico, incluindo ruas antigas inteiras, praças e largos que contam boa parte da história do Brasil.

O que visitar no Centro do Rio?

O centro abriga muitos edifícios históricos, bem como o porto e o futurista Museu do Amanhã, museu interativo de ciências que mostra os desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos 50 anos, a partir de perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

O centenário Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é um dos mais grandiosos prédios da cidade e considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Ao longo de sua história, o teatro recebeu grandes artistas da música, ópera e dança. É possível fazer visita guiada, que durante a pandemia tem funcionado em dois horários às 12h e às 16h, em grupo de 15 pessoas. A visita pode ser agendada pelo telefone (21) 2332-9227 ou por e-mail: visitaguiada.tmrj@gmail.com.

O Real Gabinete Português de Leitura possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo em torno de 350 mil volumes, inteiramente informatizado. A biblioteca possui obras raras como a edição “princeps” de Os Lusíadas, de Luís de Camões, manuscritos de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, entre outros. O local permite visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, e a entrada é gratuita.

O futurista Museu do Amanhã mostra os desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos 50 anos

Já o Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB é um dos centros culturais mais visitados do mundo. Ali já foram apresentados mais de 2450 projetos nas áreas de artes visuais, teatro, música, dança e cinema. Aberto de quarta a segunda, das 9h às 18h, a visita tem que ser agendada.

Fundado em 1590 por dois monges vindos do Mosteiro da Bahia, o Mosteiro de São Bento foi a segunda ordem religiosa a se estabelecer no Rio de Janeiro. A Igreja Abadial é uma das mais belas do país e uma das principais igrejas do movimento barroco luso-brasileiro. No momento se encontra fechado devido à pandemia do coronavírus. Vale a visita quando reabrir.

A grandiosa Igreja da Candelária, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo são belíssimas. 

Já o Arco do Telles está localizado na Praça XV de Novembro, uma das mais importantes da cidade. O Arco é um marco arquitetônico e histórico da cidade e liga a Travessa do Comércio à Praça XV. Atualmente esta região é cheia de bares e restaurantes. Movimentos culturais e comemorações de carnaval sempre acontecem nesta área.  

O Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB é um dos pontos culturais mais visitados do mundo

Caminhar pela Rua do Lavradio já é um passeio cheio de história, pois foi a primeira rua residencial do Rio, aberta por volta de 1770 pelo vice Rei, Marquês do Lavradio, para que servisse de passagem dos Arcos da Lapa ao Largo do Rocio, hoje Praça Tiradentes. Essa rua teve moradores famosos como os escritores Lima Barreto e Machado de Assis e, também Carmem Miranda. Hoje a rua abriga casarões históricos, bares, restaurantes, antiquários, casas e também a Feira do Rio Antigo que acontece todos os sábados.

Numa visita ao Rio de Janeiro inspire-se a sair um pouco do convencional e visite o centro da cidade, local que ainda guarda grande acervo histórico e arquitetônico no Brasil.




COMPARTILHE