Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Motor

Tecnologias aceleram a chegada de carros voadores

Katia Sacchetto

Motor 23/08/23

Um novo carro voador equipado com tecnologia da NASA foi anunciado pela empresa Applied eVTOL Concepts, dos Estados Unidos. Batizado de Epiphany, o veículo se colocou na categoria de eVTOL (sigla em inglês para "aeronave com capacidade de decolagem e aterrissagem vertical").

Segundo os fabricantes, a configuração avançada e compacta permite que ele flutue como um helicóptero com até dois ocupantes com bagagens e atinja um voo de cruzeiro de alta velocidade como um avião, podendo chegar a 258 km/h. Tudo isso graças aos propulsores desenvolvidos pela agência espacial dos EUA. Para completar, a empresa afirma que ele pode ser guardado na garagem como um carro comum, mas a data de lançamento do veículo não foi anunciada.

Há algumas semanas, a Eve, subsidiária da Embraer, também anunciou que está desenvolvendo um eVTOL e projetando quantidade de terminais e aeronaves nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

Uma cadeia de suprimentos de peças de aeronave deverá ser fabricada em Taubaté (SP). O objetivo é que as aeronaves façam parte de um sistema parecido com aplicativos como Uber e 99.

A empresa informou que o protótipo em escala real começou a ser montado e diz que o primeiro voo de teste poderá acontecer em 2024, com previsão de começar a operar voos comerciais em 2026, mas para isso os executivos afirmam que será preciso flexibilizar as regras atuais que focam em helicópteros.


COMPARTILHE