Dólar Hoje | Euro Hoje | 10/07/2025

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Steak ao ponto do paladar brasileiro

Autor Repórter Gastronômico

Dica Gastronômica 23/03/2022

Há propostas gastronômicas que desbravaram fronteiras com tanta personalidade que se tornaram um convite ao paladar nacional. Os cortes, os modos de preparo, os temperos e os acompanhamentos para o steak que se conhece hoje no Brasil são uma dessas gratas opções – e grandes pedidas – para os apreciadores da boa mesa.

No final do século 19, alguns bares tradicionais dos Estados Unidos investiram em uma abordagem mais rústica para seus pratos e tornaram a carne carro-chefe em seus cardápios. Em Nova York, especialmente, o steak foi aperfeiçoado para se tornar ainda mais macio e saboroso, e ganhou acompanhamentos irresistíveis.

Não é exagero afirmar que, ao longo dos tempos, os cortes das carnes adquiriram um status de ciência, para aproveitar o melhor do alimento e despertar o paladar do consumidor. A temperatura, a forma de grelhar e o ponto certo do steak também representam evoluções que se põem na mesa.

Dois dos cortes mais famosos de steak conhecidos no Brasil são o sirloin e o ribeye. O sirloin é um corte alto de sabor e maciez bastante apreciados. Uma das características desta carne é a versatilidade. Bem ou mal-passada, preserva a suculência de maneira excepcional.

O ribeye, traduzido ao pé da letra, é o “olho da costela”. Com alta concentração de marmoreio, a gordura entremeada nas fibras musculares derrete quando levada ao fogo e dá maciez e suculência à carne.

Cortes de carne preparados de maneira especial, com acompanhamentos variados, fazem a alegria dos apreciadores da boa mesa

Em Campinas, o restaurante Applebee’s, no Shopping Iguatemi, não apenas oferece estes dois cortes de carne preparados de maneira especial, como convida seu frequentador a combinar os pratos. Nós, do @reportergastronomico adoramos e recomendamos para os leitores da coluna Dica Gastronômica.

Ao optar pelo sirloin ou pelo ribeye, é possível combinar a carne com salada Caesar ou fresh. Para os dois tipos de carne, há quatro toppings à escolha: gorgonzola, chimichurri, champignon com cebolas ou parmesão. As batatas bolinhas são acompanhamentos que não faltam aos pratos.

O steak de sirloin, com os acompanhamentos e topping à escolha, tem 220 gramas e custa R$ 79,90. O ribeye, com 360 gramas, e as combinações sai por R$ 89,90. O cliente paga somente o valor das carnes.


COMPARTILHE