Dólar Hoje | Euro Hoje | 20/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Steak ao ponto do paladar brasileiro

Repórter Gastronômico

Há propostas gastronômicas que desbravaram fronteiras com tanta personalidade que se tornaram um convite ao paladar nacional. Os cortes, os modos de preparo, os temperos e os acompanhamentos para o steak que se conhece hoje no Brasil são uma dessas gratas opções – e grandes pedidas – para os apreciadores da boa mesa.

No final do século 19, alguns bares tradicionais dos Estados Unidos investiram em uma abordagem mais rústica para seus pratos e tornaram a carne carro-chefe em seus cardápios. Em Nova York, especialmente, o steak foi aperfeiçoado para se tornar ainda mais macio e saboroso, e ganhou acompanhamentos irresistíveis.

Não é exagero afirmar que, ao longo dos tempos, os cortes das carnes adquiriram um status de ciência, para aproveitar o melhor do alimento e despertar o paladar do consumidor. A temperatura, a forma de grelhar e o ponto certo do steak também representam evoluções que se põem na mesa.

Dois dos cortes mais famosos de steak conhecidos no Brasil são o sirloin e o ribeye. O sirloin é um corte alto de sabor e maciez bastante apreciados. Uma das características desta carne é a versatilidade. Bem ou mal-passada, preserva a suculência de maneira excepcional.

O ribeye, traduzido ao pé da letra, é o “olho da costela”. Com alta concentração de marmoreio, a gordura entremeada nas fibras musculares derrete quando levada ao fogo e dá maciez e suculência à carne.

Cortes de carne preparados de maneira especial, com acompanhamentos variados, fazem a alegria dos apreciadores da boa mesa

Em Campinas, o restaurante Applebee’s, no Shopping Iguatemi, não apenas oferece estes dois cortes de carne preparados de maneira especial, como convida seu frequentador a combinar os pratos. Nós, do @reportergastronomico adoramos e recomendamos para os leitores da coluna Dica Gastronômica.

Ao optar pelo sirloin ou pelo ribeye, é possível combinar a carne com salada Caesar ou fresh. Para os dois tipos de carne, há quatro toppings à escolha: gorgonzola, chimichurri, champignon com cebolas ou parmesão. As batatas bolinhas são acompanhamentos que não faltam aos pratos.

O steak de sirloin, com os acompanhamentos e topping à escolha, tem 220 gramas e custa R$ 79,90. O ribeye, com 360 gramas, e as combinações sai por R$ 89,90. O cliente paga somente o valor das carnes.


COMPARTILHE