Home / Notícias / Cidades
Da Redação
O distrito de Sousas, em Campinas será palco do encerramento da quinta edição do Festival Cine Inclusão 60+, único evento do país dedicado ao envelhecimento nas áreas de difusão e produção audiovisual. A programação, simultânea com a capital paulista, começou no dia 23 e se encerra no próximo sábado, dia 30 de agosto, pré-estreia de filme, fórum e exibições de produções latino-americanas inéditas. Todas as sessões contam com acessibilidade e entrada gratuita.
O festival reuniu 28 curtas brasileiros e internacionais, divididos entre a Mostra Competitiva, a Mostra 60+ em Ação e a Mostra Latina 60+, novidade desta edição. A curadoria privilegia diversidade de olhares, temas e origens. A Mostra Latina 60+ inclui produções da Argentina, Uruguai, Costa Rica, Panamá e Equador.
Além da exibição dos filmes, o Cine Inclusão promoveu seis oficinas de cinema em São Paulo e Campinas, envolvendo 120 participantes. Em Sousas, 20 usuários da Associação Cândido Ferreira participaram do processo de criação audiovisual e produziram o curta “Assim Somos”, que terá pré-estreia no dia 30.
Segundo o idealizador do festival, Daniel Gaggini, a proposta é estimular a participação ativa do público 60+. “O envelhecimento, quando representado no cinema, precisa dialogar com quem vive essa experiência no cotidiano. O Cine Inclusão nasceu da certeza de que envelhecer é uma potência criativa capaz de transformar não apenas o audiovisual, mas também a forma como a sociedade encara essa fase da vida”, afirma.
Programação do dia 30 de agosto em Sousas
Cândido Ferreira – Rua Helena Fabrini, 106
10h – Sessão de Filmes
Incomuns (Documentário, 30’, SP, 2019 – Dir.: Isabela Umbuzeiro Valent)
Pré-estreia de Assim Somos – curta produzido na Oficina de Cinema da Associação Cândido Ferreira
11h – Fórum
Debate sobre arte, envelhecimento e saúde mental, com participação de Isabela Umbuzeiro Valent (diretora de Incomuns), Eugênia Cecchini (arte-educadora), Marcelo Pinta (ator da Associação Cândido Ferreira) e mediação de Victor Fisch (idealizador do Festival Soy Loco Por Ti Juguery).
Via Uruguay – Av. Cabo Oscar Rossin, 29
19h – Mostra Latina 60+
Alba – Argentina, 23 min (Dir.: María Victoria Glanzmann)
Wiwa – Equador, 12 min (Dir.: Adrian Rivera)
Posso Ficar com Ele – Argentina, 5 min (Dir.: María Rosario Carlino e Patricia Gualpa)
Bodas de Ouro – Uruguai, 18 min (Dir.: Lorenzo Tocco)
Meu Legado? – Panamá, 9 min (Dir.: Joyce Cursino)
Como um Desconhecido – Costa Rica, 21 min (Dir.: Eric Muñoz)
Programação completa disponível em: www.cineinclusao.com.br | @cineinclusao