Dólar Hoje | Euro Hoje | 16/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Seu vinho tinto sempre na temperatura certa

Daniel Perches

Vinho 13/07/21

Já aconteceu com você de beber um vinho tinto e sentir uma sensação de muito álcool ou de um vinho muito "pesado". Ou talvez de ter sentido ele muito amargo e praticamente sem aromas? Isso pode ter sido causado pela temperatura que ele estava na hora de ser servido.

Sim, muitos até pensam que servir o vinho na temperatura correta é só mais uma das “firulas” do vinho, mas não é não. E é fácil comprovar isso. Faça você o teste (mas depois já aprenda rapidinho como acertar isso, para aproveitar melhor sua garrafa). Se o vinho estiver muito quente, provavelmente você sentirá aromas mais alcóolicos e mais adocicados. Por outro lado, se estiver muito frio, é bem possível que você perceba muito amargo ou até que não sinta nenhum aroma. Ou seja, é bem melhor beber ou degustar na temperatura certa. Mas afinal de contas, qual é essa temperatura e como chegar nela?

Para os tintos, o ideal é que esteja entre os 15°C e os 18°C, mas sempre lembrando que ao ser colocado na sua taça, dependendo do seu ambiente (e quase sempre, se for no Brasil, está calor) a temperatura do vinho vai subir.

Se você não tiver uma adega climatizada, segue duas sugestões:

Se o vinho estiver fora da geladeira, você pode colocá-lo para gelar, no refrigerador comum mesmo, por 30 a 40 minutos. Depois desse tempo, ele estará pronto para o consumo, mas lembre-se que a garrafa para fora da geladeira pode esquentar rapidamente.

Se estiver já na geladeira há tempos, ele estará muito gelado. Para chegar à temperatura certa, você precisará fazer o inverso, deixando-o para fora por aproximadamente 10 a 15 minutos. De novo, vale lembrar que ele vai continuar esquentando, então fique atento para voltar ao frio quando for necessário.

Viu como é fácil? Agora é só preparar as taças e partir para a degustação.


COMPARTILHE