Dólar Hoje | Euro Hoje | 22/10/2025

Home / Notícias / Gastronomia

Sabores do Peru: fusão e tradição gastronômica

Autor Da Redação

Gastronomia 23/09/2025

Inaugurado em novembro de 2024, no distrito de Barão Geraldo, o restaurante peruano de alta gastronomia Salsa con Aji oferece uma experiência gastronômica única e autêntica da culinária peruana.

Os pratos preparados pela chef Karen Villegas, que chegou ao Brasil em 2002, levam ingredientes da culinária andina e produtos locais para reinterpretar clássicos da cozinha peruana, explorando principalmente os sabores, cuidadosamente preparados, servidos em um ambiente sofisticado, elegante que integram elementos que remetem as cidades do Peru.

A fusão e a tradição do Salsa con Aji, juntamente com a riqueza e a diversidade da cozinha peruana, oferecem aos frequentadores da casa uma viagem até o Peru por meio de uma gastronomia autêntica e de altíssima qualidade, sabor e técnicas de elaboração, com atendimento diferenciado.

O Lomo Saltado é uma explosão de cores e sabores

A culinária peruana é uma verdadeira celebração das tradições e influências que moldaram o país ao longo dos séculos. Suas raízes remontam aos tempos pré-incas e incas, quando os povos indígenas já exploravam uma grande variedade de ingredientes locais e uma das contribuições notáveis da culinária peruana para o mundo é o ceviche, que no Salsa con Aji é oferecido como opção de entrada fria. O resultado da combinação de peixes com frutos do mar marinados em suco de limão, aji e especiarias, tem variações entre o ceviche de salmão, tradicional, carretilla e vegano. 

O Tartar de Salmão, com toque especial da chef, e a Causa Tartar, que se apresentam nas versões: salmão finalizado com ovas de tobiko e opção vegana finalizado com gergelim em grãos, completam as opções frias de entradas.

Tartar de salmão é uma das opções de entrada fria

Para as entradas quentes, Bisquet de camarões e Croqueta de cordeiro, receita autoral da chef Karen, completam o menu Soft Opening.

No século XIX, a imigração chinesa teve um impacto significativo na culinária peruana e os imigrantes chineses trouxeram ingredientes como o molho de soja e técnicas de cozimento que deram origem ao famoso prato peruano conhecido como "Lomo Saltado". Este prato é uma fusão perfeita entre a cozinha chinesa e peruana, combinando pedaços de mignon, cebola, tomate, vinagre tinto, coentro, especiarias, finalizado com molho de soja. Acompanhados de batatas rústicas e arroz branco da casa, esse o prato integra as opções de pratos principais.

Bisquet de camarão é uma das opções de entrada quente

Para quem ama receitas autorais, o Papardelle Don Rosálio, é um prato elaborado em homenagem ao pai da chef Karen, que tem um forte valor sentimental para a família. O prato afetivo leva massa artesenal da casa, base de molho ao sugo, especiarias, pimenta aji panca, toque de coentro, uvas passas, azeitona pretas, molho de soja com variações entre atum e aliche.

Receita autoral com massa fresca e atum

Entre as opções de sobremesa, a releitura do alfajor peruano, combinado com sorvete de doce de leite e tullie de baunilha colorida, batizado como Fina Estampa, é o encerramento perfeito para a experiencia gastronômica.

Não podemos falar da culinária peruana sem mencionar o Pisco Sour, o coquetel nacional do Peru. Feito com pisco, um destilado de uva, suco de limão, clara de ovo e xarope simples, é uma bebida refrescante que acompanha perfeitamente os pratos peruanos. É uma verdadeira expressão da identidade gastronômica do país. 

A cozinha é comandada pela chef peruana Karen Villegas

Os drinques autorais e com releitura que levam pisco são um capítulo a parte para os apreciadores da culinária andina. Além dos drinques autorais e releituras dos clássicos, a carta de vinhos, cuidadosamente selecionada pelo sommelier da casa, que incluem rótulos nacionais, peruanos e português, harmonizam perfeitamente com todas as opções do menu.


Serviço:

Salsa con Aji

Rua Manoel Antunes Novo, 350 – Barão Geraldo

Quarta a sábado, das 11h às 15h30 e das 18h30 às 22h30

Domingos: das 11h30 às 16h


COMPARTILHE