Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Agenda Cultural

Paulínia recebe Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Da Redação

Agenda Cultural 08/03/24

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega a Paulínia, no Theatro Municipal de Paulínia, “forradinho de orgulho de ser caipira”, entre os dias 8 e 10 de março. A marca comemora a 30ª edição e promete entregar ao público os melhores quitutes da roça – comida caipira de verdade, dos tachos e dos discos de arado e do fogo de chão - e shows de balançar as estribeiras da família todinha. Das 18h de sexta-feira (8/3) às 22h de domingo (10/03) a programação traz dez atrações culturais e 30 operações culinárias, além de muita diversão para as crianças e produtos artesanais rurais. A entrada é gratuita (pagamento o que consome) e o espaço é acolhedor aos animais de estimação. 

Nesta 30ª edição, realizada em meio às homenagens do Dia Internacional da Mulher (03/08), a programação musical estará mais conectada às raízes caipiras e ao feminino. No sábado (03/09), às 20h, o palco principal fará muita festa sob o comando das sertanejas de vozeirão poderosas Camila & Raquel – As Furiosas. 

No domingo (03/10), às 15h, haverá uma Roda de Conversa com convidadas muito especiais com o tema “O Universo Caipira Passa Pelo Feminino”. No centro dele, a culinária, palavra tão feminina que serve como elo entre os atores da cadeia de alimentos e nos coloca para pensar nos papéis que desempenhamos. Já foram confirmadas nesta prosa as participações da jornalista gastronômica Érika Soares, do portal Entre Sabores; da agrônoma Susanna Ulson, produtora rural e idealizadora da marca Maria Preta (Campinas/SP), que produz iguarias com derivados de jabuticaba; da também engenheira agrônoma Andreia Collaço, extensionista rural do estado atuante há 20 anos nas cidades de Campinas, Vinhedo e Valinhos; e da jornalista Tábata Corso, que acompanha há cinco anos o movimento enológico e vitivinicultor na região de Jundiaí/SP e atende o setor gastronômico rural. A mediação desta conversa será realizada por Érica Araium, jornalista e idealizadora de Diálogos Comestíveis, empresa que, desde 2016, cuida da gestão de comunicação de diversas marcas, entre elas, a Elo Produções.

Em seguida à Roda de Conversa do domingo, será tempo de botar as mãos na terra durante um aulão aberto a todos os detalhes que quiserem montar e manter uma horta bem funcional em casa.

Serviço:

30ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Theatro Municipal de Paulínia. Endereço: Av. José Lozano Araújo, 1551 - Parque Brasil 500, Paulínia

Sexta-feira (03/08), das 18h às 22h; sábado e domingo (09 e 10/03), das 12h às 22h.

Entrada gratuita. Pede-se a doação de livros.


COMPARTILHE