Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Panetone: a sobremesa que não pode falar na ceia de Natal

Repórter Gastronômico

De origem italiana, agrada ao gosto de todos com sua massa macia e saborosa. Com ou sem passas, com frutas cristalizadas, lascas de chocolate ou recheios variados, esse pão “diferenciado” não pode faltar na mesa do brasileiro nas festas de fim de ano – mas nós, do @reportergastronomico,  começamos a degustar bem antes. 

E é por isso que gostaríamos de deixar algumas indicações do que provamos - e aprovamos - e pode ser uma opção deliciosa para presentear nesse Natal. Optamos pelos panetones caseiros, que na nossa opinião são mais saborosos e temos a opção de escolher recheios variados. Nos instagrans a seguir você pode conferir e escolher o que melhor se adequa ao seu paladar: @fabipernicone, @heydocesart; @flaviadamota.docesparasempre e @mommyhealthybolosespeciais , que trabalha com toda linha vegana, sem glúten, sem lactose, low carb e diet.


Quanto à origem do panetone, que muito se fala mas pouco se sabe sobre a história verídica, existem algumas lendas sobre como o primeiro panetone foi criado. No entanto, a única certeza é que o panetone veio de Milão, na Itália, em torno do século XV. Inclusive, o panetone teria esse nome em homenagem a um jovem padeiro chamado Antônio.

Diz a lenda que o panetone teria sido criado na corte de Ludovico, o Mouro, durante um banquete na véspera de Natal. Portanto, se tratava de uma grande festa com muitos convidados de Ludovico. Mas, quando a sobremesa era preparada, acabou sendo queimada enquanto assava. Antônio, que era ajudante de cozinha, havia preparado uma massa com sobras de ingredientes para levar para casa. Tentando salvar a sobremesa, oferece sua massa.

A massa era uma mistura de farinha, ovos, açúcar, passas, frutas cristalizadas e fermento, dando origem a uma massa macia e leve, de um sabor único. O sucesso foi tão grande entre os convidados que Ludovico queria saber qual era o nome daquele doce tão saboroso. No entanto, Antônio respondeu que não tinha nome, então, Ludovico resolveu colocar o nome de Pani di Toni, em homenagem ao jovem ajudante.

Até os dias de hoje, na cidade de Milão, o panetone é feito de forma artesanal, com a mesma receita de centenas de anos atrás. E os brasileiros, claro, aperfeiçoaram a receita e deixaram-na ainda mais deliciosa!


COMPARTILHE