Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/03/2024

Home / Colunas / Pet

Outubro Rosa Pet

Da Redação

Pet 07/10/21

Mundialmente conhecido, o mês de outubro é marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado desde os anos 1990, e tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama. Vulneráveis também por essa enfermidade, cães e gatos devem receber a atenção dos tutores e, por isso, a conscientização proposta do Outubro Rosa Pet destaca a importância da prevenção e orientação sobe esse assunto tão sensível. 

Inspirado no movimento da campanha, o mentor e Prof. da Pós-Graduação em Oncologia Veterinária da Faculdade Qualittas, Carlos Eduardo Rocha, abraçou a causa e contribui para a ação voltada mais na área da medicina veterinária. “Ainda não temos um grande engajamento na medicina veterinária, mas queremos promover eventos para angariar fundos para ações e pesquisas, mas o caminho está sendo traçado”, afirma o veterinário. 

Sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, segundo tipo mais prevalente entre mulheres. Nos animais de estimação, as fêmeas também são as com maior incidência. “O câncer de mama é o tumor mais frequente nas cadelas, cerca de 62% são malignos e acomete na maioria das vezes as mamas abdominais caudais e inguinais”, explica o oncologista. 

Carlos Eduardo Rocha enfatiza a importância do Outubro Rosa Pet

Já nas gatas, a realidade é bem diferente. “Ele é terceiro tipo de câncer mais comum, nesta espécie, porém seu comportamento biológico é muito diferente quando comparado às cadelas, onde 90% do total é maligno e muitas gatas já apresentam metástases no momento do diagnóstico”, explica Carlos Eduardo, que ressalta a força do engajamento acadêmico de qualidade para o sucesso da ação. 

 Segundo Carlos Eduardo, a melhor maneira da prevenção é por meio da castração, mas com algumas ressalvas. “Diferente do que muitos ainda acreditam, a castração precoce antes do primeiro cio não é recomendada em fêmeas da espécie canina. Há que se considerar a raça, porte físico e particularidades individuais de cada pet, sendo que isto deve ser feito através da avaliação do veterinário, além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, como o uso de contraceptivos e a obesidade” diz o oncologista.

Já na espécie felina, as gatas devem ser castradas precocemente, se possível antes do primeiro cio, porém uma vez mais há que se considerar fatores clínicos avaliados pelo profissional veterinário. Envolvido na campanha que criou, em 2010, com o slogan "UM AFAGO QUE VALE UMA VIDA", o professor destaca ainda que a ação tem o objetivo de levar todas as informações aos tutores e orientá-los do exame periódico de seus pets e acima de tudo, estimular o contato, o toque o afago com carinho. “Isso vale um balançar de cauda, um ronronar, uma vida”, finaliza o veterinário.


COMPARTILHE