Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Motor

O futuro chegou: carro controlado remotamente

Katia Sacchetto

Motor 14/06/23

Imagine receber um carro que você acabou de locar, porém sem motorista. Essa é a proposta que a startup britânica Imperium Drive acabou de lançar no Reino Unido.

O novo serviço de aluguel de carros, o Fetch, pilota remotamente sua frota de carros elétricos no conforto da sede da empresa, proporcionando uma experiência de 'veículo sem motorista'. Esse é o primeiro serviço de aluguel de carros guiados distantes do mundo.

Por enquanto, os veículos são entregues com um motorista por medida de segurança. Ele vai sentar ao volante, mas só assume o controle se necessário. A Fetch afirma que o sistema sem motorista já administrado a mais de 1.600 milhas com sucesso e sem colisão, e espera tornar-se totalmente remoto após 18 meses.

Os clientes podem solicitar o aluguel de um carro por meio do aplicativo, o veículo será pilotado remotamente até o local do cliente, que assume o volante a partir daí. Terminado o período de aluguer, um operador remoto pode assumir o controlo do veículo e conduzi-lo ao próximo cliente ou devolvê-lo à sua base para carregamento.

Os motoristas que operam remotamente os carros alugados têm uma visão de 360 ​​graus das estradas usando uma combinação de câmeras embutidas no veículo e algoritmos de visão computacional que podem detectar qualquer coisa nas proximidades. A configuração se assemelha à usada por jogadores especializados em simuladores de corrida, apresentando uma cadeira de jogo semelhante a um cockpit, quatro telas de monitor e periféricos de direção como um volante.

Atualmente, a Fetch tem apenas quatro carros em sua frota, operando em um raio de seis milhas do centro de Milton Keynes, cidade que fica no sudeste da Inglaterra, mas espera ampliar o serviço com mais modelos para outras cidades próximas nos próximos meses.

COMPARTILHE