Home / Colunas / Motor
Da Redação
O Corolla Cross é o SUV de conceito urbano e carregando toda a essência
da marca Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Robustez urbana, força
e elegância definem o design do novo carro. Amplo espaço interno, para os
bancos traseiros foi criado um espaço confortável, principalmente na área da
cabeça. As grandes áreas das janelas evocam uma sensação aberta e espaçosa,
oferecendo conforto aos ocupantes mesmo em longas viagens. Além disso, as
portas têm grande ângulo de abertura, facilitando a entrada e saída. O volume
de 440L do porta-malas permite que se leve tudo o que precisa.
Graças à altura elevada do ponto de visão (120 mm mais alta do que o
Corolla sedã) e os espelhos retrovisores montados nos painéis das portas, os
ocupantes têm um amplo ângulo de visibilidade digno de um SUV. A plataforma
GA-C, baseada na filosofia TNGA, garante conforto e segurança, enquanto o
sistema híbrido oferece silêncio a bordo e economia de combustível.
Sete airbags e câmera de ré em todas as versões, além do sistema de
segurança ativa – Toyota Safety Sense – disponível nas versões híbridas. Ainda conta
com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com
transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o consagrado sistema
híbrido que combina três motores, dois elétricos e uma combustão flexfuel, já disponível no Corolla sedã, tornando o SUV
o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do mundo.
Para atender às necessidades dos diferentes tipos de públicos, o Corolla Cross estará disponível em quatro versões diferentes e duas motorizações. O Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid.
A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, ao
melhor estilo Lexus, acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a
moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a
grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com os faróis de neblina em LED
para todas as versões.
O para-choque possui grandes vincos, ressaltando o caráter robusto do
modelo, e onde repousam os faróis em formato horizontal, que partem desde a
lateral do Corolla Cross até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão
de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já
as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além
disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.
Em termos de estilo, destacam-se as maçanetas externas na cor do
veículo, enquanto as versões híbridas possuem moldura superior das janelas com
acabamento cromado. O acabamento em plástico preto segue toda a lateral do
veículo até a traseira, inclusive envolvendo as rodas. Já o rack de teto
longitudinal garante a sensação de utilidade de um verdadeiro SUV.
Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato
tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo
horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. Destaques para a parte
central da traseira, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a
inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro,
trazendo dinamismo ao SUV da Toyota.
Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que
na XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as
versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e
diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e
diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.
O acabamento interno primoroso, marca registrada de todo Corolla, segue
sendo um ponto de destaque no Corolla Cross com três tipos de acabamento dos
bancos. A versão XR conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões
XRE e XRV Hybrid contam exclusivamente com partes revestidas de couro e
material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid é dotada
de partes revestidas de couro e material sintético bege.
O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem
acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha
(paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam
de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de
braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade.
O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid contam com
três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o
velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde
exibe ao motorista o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do
sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas
abaixo do semicírculo; e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que
mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo
de combustível, hodômetro, autonomia etc.
O Corolla Cross segue a fórmula de sucesso de seu irmão sedã, sendo
dotado de duas opções modernas e eficientes de propulsores. O motor a combustão
2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando
de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico,
modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um
sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção
às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de
combustível.
O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
Fonte: Toyota