Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Moqueca: a melhor comida do mundo

Repórter Gastronômico

Você sabia que a moqueca foi eleita uma das melhores comidas do mundo?

A diversidade da culinária brasileira ganha cada vez mais destaque internacional e agora é a vez da nossa moqueca conquistar reconhecimento no ranking “50 Melhores Classificados Pratos de Frutos do Mar no mundo em 2023” (50 Best Rated Seafood Dishes in the World), da Taste Atlas.

Prato de raízes portuguesas, que ganhou popularidade na Bahia e Espírito Santo, e hoje é servido em diversas versões, para agradar os mais diversos paladares.

Na eleição dos melhores pratos, a versão baiana conquistou o 18º lugar, com avaliação entre 4.6 e 5.0. Já a moqueca elaborada em versões diferentes em outras regiões do Brasil conseguiu a 29ª posição no ranking, com nota 4.5 e 5.0.

A receita clássica é um ensopado de frutos do mar, com peixes brancos, camarões ou outros frutos do mar combinados com leite de coco, óleo de dendê, suco de limão e vários vegetais, como pimentão vermelho e amarelo, tomate, cebolinha, alho, cebola e às vezes gengibre. Geralmente, este prato vem acompanhado com arroz e farofa, com um pouco de coentro picado – ingrediente ainda divide opiniões no paladar dos brasileiros.

Para quem aprecia moqueca, a iguaria pode ser encontrada em diversos restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC). 

Para ajudar, o @reportergastronomico separou algumas dicas:

Vitorino Restaurante

Localizado no Vitória Hotel Convention Paulínia, inseriu recentemente a moqueca em seu cardápio. A versão da casa tem como ingredientes principais Pescada Cambucu e camarão grelhado na frigideira, preparados com azeite de dendê, cebola picada, alho, caldo de mandioquinha, molho de tomate, pimentões amarelo e vermelho. Para acompanhamento, são servidos arroz branco, farofa de banana da terra feita na manteiga e farinha de milho, além de chips de banana da terra frita.


Vila Paraíso Restaurante

No distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, o restaurante oferece excelência quando o assunto é Moqueca. Na casa são oferecidos dois tipos de moqueca. A de “Peixe”, preparada com lombo de Pirarucu e camarão, acompanhada de arroz, pirão e farinha de mandioca. E a de “Camarão”, elaborada com camarões rosa, acompanhada de arroz, pirão e farinha de mandioca. 


Banana Café

Como as versões buscam atender todos os públicos, há também moqueca vegana. O prato oferecido pelo Banana Café, no Cambuí, em Campinas, surpreende em sabor. A receita, à base de banana da terra e trio de cogumelos, vem acompanhada de arroz e farofa especial. Realmente um prato delicioso.



Recentemente, em enquete realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) nas redes sociais, a moqueca foi a vencedora da comida que não poderia deixar de faltar na mesa do turista, deixando para trás a tradicional feijoada.


COMPARTILHE