Dólar Hoje | Euro Hoje | 20/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Já pensou em presentear seu pai com uma experiência gastronômica?

Repórter Gastronômico

Com o Dia dos Pais se aproximando, o @reportergastronomico selecionou dicas de estilos culinários e lugares para que você possa impressionar os papais de forma bem saborosa.

Experiências bem-sucedidas sempre são marcantes, para não dizer inesquecíveis. Afinal de contas, o dicionário define experiência como “qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos”. Isso tem tudo a ver com gastronomia. Aliás, a chamada “experiência gastronômica” vem se consolidando cada vez mais como opção de presente para quem valoriza viver momentos especiais.

Como na gastronomia é possível gerar diversas experiências, o jeito mais simples de se começar é diferenciar estilos e técnicas. Nessa hora, a cultura geográfica ajuda bastante, proporcionando ao paladar sabores incríveis do mundo todo. 

Destacamos aqui alguns estilos em que a combinação de pratos e bebidas pode gerar sensações marcantes e que são muito procuradas em datas comemorativas para impressionar: comida árabe, oriental, brasileira (sim), contemporânea, mediterrânea e molecular.

Com certeza, uma delas vai agradar o papai! 

Árabe

A cozinha árabe dispõe de grande variedade de ingredientes, principalmente de especiarias, que fazem das combinações de pratos salgados e doces, verdadeiras iguarias. A nossa dica da vez é o @papaisalimcampinas. Restaurante tradicional em Campinas, que desde 1977 oferece pratos realmente fiéis do estilo árabe. 

Sugestão: combos com vários pratos - eles geram experiência ao misturar sabores.


Oriental

A comida oriental, principalmente a japonesa, no estilo que já consumimos no Brasil, já gera uma experiência na hora de comer. Afinal, ela já é diferente, seja pela temperatura, crueza ou temperos combinados. Apesar de muitos acreditarem que se restringe ao sashimi e sushi, a gastronomia oriental é muito diversificada e tem muito a oferecer, desde entradas até as sobremesas e drinques.

Nossa dica é o @restaurantemanihisushi, com ingredientes frescos e combinações que surpreendem.

Sugestão: um dos festivais ou combo Premium.


Brasileira

Não tinha como deixar de fora das dicas a nossa comida brasileira. Afinal, do tamanho que somos (um país de dimensões continentais), encontramos regionalismos e pratos criativos de “outro mundo”. Nossa gastronomia tem muita experiência para gerar. 

Saborosa, diversificada, generosa (marca registrada do brasileiro) e cheia de sotaques! 

Nossa dica é o @churrasquariaranchu.

Sugestão: como lá tudo é bom, destacamos que o que não pode faltar em qualquer pedido, é a salada de rúcula com cebola! 


Contemporânea

O que se define como contemporâneo na gastronomia é uma culinária cheia de técnicas, conhecimento e harmonia de estilos diferentes.

A apresentação dos pratos e a inovação de se trabalhar os ingredientes dão personalidade para pratos preparados por chefs, que flexibilizam pratos tradicionais da França, Itália ou qualquer outro país, dando cara nova e surpreendendo em qualquer época do ano. Como temos diversos estilos, o ideal é provar todos!

A nossa dica é o @restaurantebenedito.

Sugestão: Risoto de Polvo


Mediterrânea

A culinária mediterrânea é ampla geograficamente. Abrange regiões intercontinentais, alcançando países como Espanha, Itália, Grécia, e indo para Egito e Israel, por exemplo. Só por aí já é possível ver o quanto é rica em sabores. 

É um estilo que se consome baixa gordura e prioriza ingredientes frescos e naturais. Uma gastronomia muito rica e valorizada no quesito nutrição.

Nossa dica é o @pecorinomediterraneo 

Sugestão: uma simples salada do cardápio já vai surpreender! 


Molecular

Um estilo que muita gente apenas ouviu falar, mas uma gastronomia de surpreender e criar experiências incríveis em torno da mesa.

O segredo está na mistura da culinária com a ciência. Isso mesmo, a ciência da física e da química na preparação dos alimentos transformam pratos, criam texturas e geram sabores e sensações inusitadas.

A nossa sugestão é o @estacaomarupiara, que usa as técnicas da gastronomia molecular para fazer de ingredientes nacionais pratos únicos e espetaculares.

Sugestão: Menu Experiência. (ex.: mini bruschetta de cogumelos, defumada em lago de caramelo salgado de café)

Diferente, né? 



COMPARTILHE