Home / Colunas / Dica Gastronômica
Repórter Gastronômico
Com o Dia dos Pais se aproximando, o @reportergastronomico selecionou dicas de estilos culinários e lugares para que você possa impressionar os papais de forma bem saborosa.
Experiências bem-sucedidas sempre são marcantes, para não dizer inesquecíveis. Afinal de contas, o dicionário define experiência como “qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos”. Isso tem tudo a ver com gastronomia. Aliás, a chamada “experiência gastronômica” vem se consolidando cada vez mais como opção de presente para quem valoriza viver momentos especiais.
Como na gastronomia é possível gerar diversas experiências, o jeito mais simples de se começar é diferenciar estilos e técnicas. Nessa hora, a cultura geográfica ajuda bastante, proporcionando ao paladar sabores incríveis do mundo todo.
Destacamos aqui alguns estilos em que a combinação de pratos e bebidas pode gerar sensações marcantes e que são muito procuradas em datas comemorativas para impressionar: comida árabe, oriental, brasileira (sim), contemporânea, mediterrânea e molecular.
Com certeza, uma delas vai agradar o papai!
Árabe
A cozinha árabe dispõe de grande variedade de ingredientes, principalmente de especiarias, que fazem das combinações de pratos salgados e doces, verdadeiras iguarias. A nossa dica da vez é o @papaisalimcampinas. Restaurante tradicional em Campinas, que desde 1977 oferece pratos realmente fiéis do estilo árabe.
Sugestão: combos com vários pratos - eles geram experiência ao misturar sabores.
Oriental
A comida oriental, principalmente a japonesa, no estilo que já consumimos no Brasil, já gera uma experiência na hora de comer. Afinal, ela já é diferente, seja pela temperatura, crueza ou temperos combinados. Apesar de muitos acreditarem que se restringe ao sashimi e sushi, a gastronomia oriental é muito diversificada e tem muito a oferecer, desde entradas até as sobremesas e drinques.
Nossa dica é o @restaurantemanihisushi, com ingredientes frescos e combinações que surpreendem.
Sugestão: um dos festivais ou combo Premium.
Brasileira
Não tinha como deixar de fora das dicas a nossa comida brasileira. Afinal, do tamanho que somos (um país de dimensões continentais), encontramos regionalismos e pratos criativos de “outro mundo”. Nossa gastronomia tem muita experiência para gerar.
Saborosa, diversificada, generosa (marca registrada do brasileiro) e cheia de sotaques!
Nossa dica é o @churrasquariaranchu.
Sugestão: como lá tudo é bom, destacamos que o que não pode faltar em qualquer pedido, é a salada de rúcula com cebola!
Contemporânea
O que se define como contemporâneo na gastronomia é uma culinária cheia de técnicas, conhecimento e harmonia de estilos diferentes.
A apresentação dos pratos e a inovação de se trabalhar os ingredientes dão personalidade para pratos preparados por chefs, que flexibilizam pratos tradicionais da França, Itália ou qualquer outro país, dando cara nova e surpreendendo em qualquer época do ano. Como temos diversos estilos, o ideal é provar todos!
A nossa dica é o @restaurantebenedito.
Sugestão: Risoto de Polvo
Mediterrânea
A culinária mediterrânea é ampla geograficamente. Abrange regiões intercontinentais, alcançando países como Espanha, Itália, Grécia, e indo para Egito e Israel, por exemplo. Só por aí já é possível ver o quanto é rica em sabores.
É um estilo que se consome baixa gordura e prioriza ingredientes frescos e naturais. Uma gastronomia muito rica e valorizada no quesito nutrição.
Nossa dica é o @pecorinomediterraneo
Sugestão: uma simples salada do cardápio já vai surpreender!
Molecular
Um estilo que muita gente apenas ouviu falar, mas uma gastronomia de surpreender e criar experiências incríveis em torno da mesa.
O segredo está na mistura da culinária com a ciência. Isso mesmo, a ciência da física e da química na preparação dos alimentos transformam pratos, criam texturas e geram sabores e sensações inusitadas.
A nossa sugestão é o @estacaomarupiara, que usa as técnicas da gastronomia molecular para fazer de ingredientes nacionais pratos únicos e espetaculares.
Sugestão: Menu Experiência. (ex.: mini bruschetta de cogumelos, defumada em lago de caramelo salgado de café)
Diferente, né?