Dólar Hoje | Euro Hoje | 25/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Inverno e fondue: a perfeita combinação

Repórter Gastronômico

Na Suíça, a criação da fondue (sim, é uma palavra feminina) remonta aos tempos difíceis de guerra. Para saciar a fome, os camponeses juntavam sobras de queijo que ficavam no fogo até derreter. Ao redor da panela, as famílias se alimentavam mergulhando pedaços de pão na pasta de queijo borbulhante.

O prato ganhou fama e refinamento na década de 1950, bem longe da Suíça e foi em Nova York que o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, passou a servir a iguaria. Para completar, criou a fondue de chocolate, que servia como sobremesa.

Criada de forma rústica, a fondue tornou-se iguaria com queijos nobres. Hoje, como prato refinado, leva gouda, gorgonzola, emental e gruyère. Em Campinas, é possível saborear uma fondue de qualidade em alguns lugares. A sugestão do @reportergastronomico é aproveitar as opções servidas no restaurante Vila Paraíso. Localizada no agradável distrito de Joaquim Egídio, há dez anos a casa tem como tradição o Festival da Fondue.

Servido a partir de duas pessoas, o Festival da Fondue oferece dois combos. Vale a pena experimentar o combo composto de carne em cubos frescos de filé mignon preparados no óleo. A segunda opção, “ao vinho”, tem carne consomê preparada ao vinho, o que torna a fondue mais saudável e suave. Há ainda a versão fondue de chocolate.

Inverno, definitivamente, combina com fondue

Os dois combos são acompanhados de queijo e chocolate à vontade, com reposição ilimitada. São servidos ainda acompanhamentos salgados: pães italianos e de mandioca produzidos na casa, legumes gratinados, batata noisete e molhos madeira, funghi, mostarda e vinho. Para a versão doce, são churros, palitinhos de bolo de cenoura, banana, uva, morango e abacaxi.

Os combos também têm versões para crianças de 2 a 7 anos com preços diferenciados. Os valores são cobrados por pessoa. O Festival de Fondue é servido de quinta a sábado, até as 21 horas.


COMPARTILHE