Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Inverno: combinação perfeita com vinho

Lucia D'Agostino

Vinho 13/06/22

Os dias mais frios oferecem a ocasião ideal para tomar uma boa taça de vinho. Reuni rótulos que combinam com o momento e cabem no bolso. Saúde! 

VINHO TANNAT – LOS GARDOS 

Para quem gosta de um vinho tinto estruturado, com taninos marcantes, não tem opção melhor do que o Tannat. Apesar de ser originária da França, a Tannat é, hoje, a mais importante uva do Uruguai. 

Com aromas de frutas vermelhas e frutas negras, notas de tabaco, café e baunilha, o rótulo é perfeito para um bom churrasco.


VINHO PINOT NOIR - LA JOYA GRAN RESERVA

Procurando um vinho para o inverno que seja um tinto leve? A melhor aposta é o Pinot Noir. Com coloração rubi brilhante e reflexos violáceos, no nariz revela um bouquet aromático intenso, onde destacam-se aromas de frutas vermelhas, como cereja e morango selvagem, além de notas de cogumelos.

Combina com carnes brancas, peixes, queijos e também é um ótimo companheiro para pratos à base de carnes vermelhas, como o clássico Boeuf Bourguignon.


VINHO MERLOT - CLAUDE VAL ROUGE

O Merlot é outra boa pedida para o inverno. Produzido pelos Domaines Paul Mas, na região de Languedoc-Roussillon, é um corte majoritariamente de Grenache, com toques de Carignan, Syrah e Merlot. 

Tem intensos aromas frutados, como de ameixa e de frutas vermelhas maduras, além de toques de violeta e especiarias. Na boca é um vinho leve, macio, com textura de taninos polidos, boa acidez e um final refrescante.

Perfeito para saborear com baião de dois, uma iguaria típica da culinária nordestina, carnes vermelhas, massas e pizzas. 


VINHOS DO PORTO -TAWNY DA MESSIAS 

O vinho do Porto Tawny da Messias é elaborado com uma seleção de vinhos envelhecidos em barris de carvalho. No caso dos vinhos do Porto, é feita uma combinação de vinhos maturados por mais tempo, os quais adicionam complexidade, com vinhos mais jovens, responsáveis por trazer sabores de fruta fresca. A idade média dos vinhos que compõe o Tawny da Messias é de três anos.

Com notas de frutas vermelhas maduras e compota, além de toques de baunilha e especiarias da maturação em carvalho, harmoniza muito bem com sobremesas, fondues e frutas secas.


COMPARTILHE