Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Pet

Intoxicação por chocolate em cães e gatos

Da Redação

Pet 08/03/24

A Páscoa pode até parecer uma delícia para os humanos, já que é sinônimo de chocolates e doces em geral. Porém, quando o assunto são animais de estimação, é preciso ter cuidado com esse alimento.

Segundo Francis Flosi, veterinário, a intoxicação por chocolate em cães e gatos é um problema sério e que pode levar à morte dos animais. O chocolate contém substâncias como teobromina e metil-xantinas, que são extremamente tóxicas e específicas para animais de estimação. “A teobromina presente no chocolate é mais elevada em relação à cafeína e pode provocar sintomas como diarreia, prostração e anorexia nos animais. Em casos mais graves, a intoxicação pode levar ao óbito do paciente”, explica Flosi.

O especialista ressalta que o tipo de chocolate consumido pelo animal também influencia na gravidade do caso, sendo o chocolate amargo ou mais perigoso devido à alta concentração de teobromina. “Além disso, em épocas de festas como a Páscoa e o Natal, o risco de intoxicação aumenta devido ao maior consumo de chocolate pelos humanos, que pode acabar oferecendo o alimento aos animais de forma acidental”, destaca.

Os sinais clínicos de intoxicação por chocolate em cães e variações de acordo com o tipo de chocolate ingerido e podem incluir desde náusea e diarreia até convulsões e coma. O diagnóstico é feito com base na anamnese e nos sintomas apresentados pelo animal.

Para prevenir a intoxicação por chocolate e outros alimentos contratados, Flosi frisa a importância de oferecer uma dieta balanceada e de qualidade aos animais de estimação, evitando assim problemas de saúde e intoxicações. Em caso de suspeita de intoxicação, é fundamental levar o animal imediatamente a um hospital veterinário para receber o tratamento adequado. “A prevenção é a melhor forma de evitar a intoxicação por chocolate e garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação”, conclui o veterinário. 


COMPARTILHE