Home / Colunas / Agenda Cultural
Jorge Marcelo Oliveira
‘Nomadland’, ‘Meu Pai’, ‘Judas e o Messias Negro’, ‘Mank’, ‘Minari’, ‘Bela Vingança’, ‘O Som do Silêncio’ e ‘Os 7 de Chicago’ estão no páreo para o Oscar 2021, que acontecerá no domingo, 25 de abril, com transmissão às 22h no TNT e após o BBB21 na TV Globo (provavelmente 1h30 após o início da premiação).
Pelo terceiro ano consecutivo, o Oscar não terá um apresentador. Viola Davis, Renee Zellweger, Joaquin Phoenix, Laura Dern, Brad Pitt, Angela Bassett, Halle Berry, Bong Joon Ho, Don Cheadle, Bryan Cranston, Harrison Ford, Regina King, Marlee Matlin, Rita Moreno, Reese Witherspoon e Zendaya, entre outros serão os convidados para anunciar os vencedores, clipes dos filmes concorrentes, canções indicadas e o ‘In Memorian’.
O esperar da noite ‘Nomadland’ e Chloe Zhao são os francos favoritos como Filme e Direção. Venceram o Globo de Ouro, o Critics Choice Awards, o Prêmio do Sindicado de Produtores e Diretores e o BAFTA Awards.
Caso confirme sua vitória, Chloe se tornará a primeira diretora chinesa e segunda mulher premiada na categoria (a primeira foi Kathryn Bigelow por ‘Guerra ao Terror’, em 2010).
No campo de atuações, o falecido Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues) está à frente nas apostas como Melhor Ator. Concorre com Riz Ahmed (O Som do Silêncio), Anthony Hopkins (Meu Pai), Gary Oldman (Mank) e Steven Yeun (Minari).
Daniel Kuluuya (Judas e o Messias Negro) também é o preferido ator coadjuvante, apesar do nome de Paul Raci (O Som do Silêncio) voltar ao páreo. Eles concorrem com Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago), Leslie Odom, Jr (Uma Noite em Miami) e Lakeith Stanfield (Judas e o Messias Negro).
Se os nomes de Chadwick e Daniel parecem certos, indefinidas estão as categorias de atriz principal e coadjuvante. Andra Day (Estados Unidos vs. Billie Holiday) ganhou o Globo de Ouro, Carey Mulligan (Bela Vingança) o Critics Choice, Viola Davis (A Voz Suprema do Blues) o SAG Awards e Francis McDormand (Nomadland), o BAFTA. Ou seja, tudo pode acontecer. Se Viola vencer, também quebrará um recorde: primeira atriz negra premiada com dois Oscar – o primeiro foi como Coadjuvante em ‘Uma Limite Entre Nós’, em 2017.
Na disputa de coadjuvantes, as vitórias no SAG Awards e no BAFTA garantiram a chinesa Youn Yuh-Jung (Minari) uma boa vantagem. Contudo, Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte) levou Critics Choice e a veterana Glenn Close (Era Uma Vez um Sonho) disputa sua oitava indicação, sem nenhuma vitória. Muitos esperavam que fosse premiada há dois anos pela atuação em ‘A Esposa’. A Academia poderia corrigir esta injustiça. Elas concorrem com Olivia Colman (Meu Pai) e Amanda Seyfried (Mank).
Jorge Marcelo Oliveira é jornalista, cinéfilo e todos os anos comenta sobre a premiação do Oscar.