Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Motor

Hyundai Mobis desenvolve faróis que projetam informações nas vias

Katia Sacchetto

Motor 30/06/23

A Hyundai Mobis anunciou o desenvolvimento de uma nova geração de *faróis* que promete ajudar a reduzir os índices de acidentes noturnos para motoristas e pedestres. A tecnologia mostra, em tempo real, os sinais de trânsito projetados na superfície do solo por onde o veículo transita e é especializado para aumentar a visibilidade e evitar acidentes à noite. Assim, o condutor pode ser facilmente recebido quando o carro se aproxima de uma lombada ou onde estão as entradas e saídas de uma estrada.

As informações ao condutor podem ser em texto ou formas, como por exemplo, a mostra a lâmpada que há obras na estrada à frente utilizando símbolos para os motoristas, a 15 metros de distância do carro, e também pode informar o limite de velocidade ao condutor . Outro recurso é projetar o sinal da faixa de pedestres na superfície da pista quando o carro para, com luzes de farol para que às pessoas atravessem a via em segurança.

O sistema de iluminação HD é composto por micro LEDs HD e por um dispositivo de microespelhos digitais (DMD), que funcionam como um refletor. Para que tenha permitido o funcionamento, as principais tecnologias controlam meticulosamente o dispositivo e a lógica de software. As informações transmitidas a partir da câmera frontal e da navegação GPS também podem ser integradas para fornecer as informações necessárias ao condutor.

Embora já existam tecnologias de segurança que monitoram os usuários sobre as informações de condução, como a navegação por GPS e o painel frontal, a iluminação HD Lighting Sistem é vista como uma tecnologia adequada para os motoristas com a funcionalidade de comunicação com os pedestres.

 A nova tecnologia está em desenvolvimento e ainda não tem previsão de chegada no Brasil.

COMPARTILHE