Home / Noticias / Cidades
Da Redação
O MIS (Museu de Imagem e Som), de Campinas, recebe a exposição Sorriso, a partir de 4 de outubro, que reúne obras do artista visual Bruno dos Santos. A vernissage acontece no mesmo dia, a partir das 19h.
O propósito do conjunto produzido foi criar debates e reflexões sobre racismo e subjetividades de pessoas negras. O trabalho contempla vídeo, fotografia, gravura e instalação. A exposição contará com vídeos em Libras e haverá visitas mediadas em Libras ao longo da temporada. Sorriso pode ser conferido até o dia 4 de novembro e contará com mais de 15 trabalhos em diversas linguagens.
Os trabalhos de Bruno dos Santos tensionaram, a todo momento, às constituições da fábula do sorriso em nossa sociedade. As representações de dentes tortos com arcadas dentárias deslocadas pontualmente um corpo deslocado, que não participam dessas convenções sociais. Contudo, em outros momentos, a exposição conta com vídeos em que o artista compartilha de seu cotidiano, mostrando em cenas “banais”, as situações de calmaria, e a possibilidade de se esboçar um sorriso deslocado dessas ideias coloniais. “No fundo, todos nós queremos a felicidade. Na verdade, só queremos ter a oportunidade e o privilégio de passar pelos nossos sofrimentos de maneira tranquila. Mas será que todas as pessoas terão o privilégio de vivenciar um momento de paz?Sorrir, é um ato político e este trabalho pretende provocar essas reflexões”, destaca Allan Yzumizawa,
“Para criar a exposição mergulhei em diferentes memórias e registros pessoais junto a olhares sobre o que representa o sorriso em nossa sociedade e, mais ainda, sobre o sorriso negro que do título ao projeto que originou a exposição”, destaca Bruno.
O projeto é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022.
Durante o período da exposição serão realizadas visitas mediadas e o lançamento de uma publicação. Essa programação será divulgada no instagram @bocadebru.
Em agosto, o projeto contornou dois escritórios gratuitos, sendo uma de fotografia chamada Travestilidade, Imagem e Representação, e a outra, Introdução à Criação de Documentário.
Sobre o artista
Bruno dos Santos, paulistano, é artista visual e arte educadora. Reside e atua profissionalmente em Campinas e São Paulo. É graduado em Artes Visuais pela Unicamp e cursa o Mestrado em Poéticas Visuais na mesma instituição. É também aluna da Professora Mariana da ECAR - Escola de Capoeira Angola Resistência de Mestre Topete. Atualmente trabalha com mediação no educativo da 35° Bienal de SP e como artista convidada no projeto Xilomóvel. Foi contemplado com o prêmio FICC 2021 e no edital FICC 2022 com o projeto “Sorriso Negro”: a arte é raiz”. Desenvolve pesquisas e trabalhos artísticos em diversas linguagens, entre elas a fotografia e o vídeo. Através delas, investiga poéticas autobiográficas trabalhando histórias íntimas e coletivas, observando marcadores de raça e gênero. Entre as exposições mais recentes e relevantes estão:
Serviço:
Exposição “Sorriso”
De 4 de outubro a 4 de novembro
Abertura/Vernissage da Exposição: 4 de outubro, às 19h
MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas - Rua Regente Feijó, 859 - Centro, Campinas
Programação de atividades: Instagram: @bocadebru
Faixa etária: Livre
Entrada gratuita