Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Estilo

Especial mês das mulheres: nossa trajetória de estilo através do tempo

Jana Romanini

Estilo 13/03/23

Primeiro, gostaria de parabenizar a todas, e que sejam divisores de águas nessa temporada, momento de nos fortalecer e se unir ainda mais!

Preparei um caminho agradável e prazeroso sobre como transitamos pelos estilos ao longo dos anos, nos tornando ainda mais femininas e interessantes.

Lá pelos anos 1920, predominava nos looks as flores, franjas, aplicações, plumas e seda. Esses elementos traziam uma donzela bem sensual à imagem, ora mais ousada e ora bem mais discreta.


Em 1920, as franjas, aplicações, plumas e seda predominavam nas roupas


Nos anos 1940, o cropped veio deixar barriguinha a mostra, as peças eram curtinhas de cintura alta, e a alfaiataria era bem feminina. As mulheres já desejavam vestir-se conforme sua própria essência, mas ainda brincavam de combinar roupas e sapatos de forma mais sutil.

Nos anos 1940, o cropped e a alfaiataria eram tendências

 

Em 1960, marcaram assimetrias, listras, xadrez, cabelos bem arrumados e alfaiataria formal. Eram tempos de mais liberdade e as mulheres agora podiam traduzir na imagem muitas de suas inquietações, desejos e gostos. Isso fez delas mais felizes!

A década de 1960 foi marcada pelas assimetrias, listras, xadrez, cabelos bem arrumados e alfaiataria formal


Chegando nos anos 1980, havia poás de todos os tamanhos e laços, foi o início de misturas mais coloridas e uma moda dramática. Sem dúvida, já havíamos caminhado bastante sobre a liberdade de expressão e então a possibilidade de ter aparência que fazia com que as mulheres se sentissem belas.

Os poás e laços surgiram nos anos 1980


Em 2000, predominaram a cintura baixa, as calças largas em modelo cargo, blusas agarradinhas, frente únicas e cabelos volumosos. Há um marco de rebeldia e exuberância nessa fase, e as mulheres sentem um misto de ousadia total com necessidade de ainda submeter-se. Havia um culto muito forte ao corpo magro e a juventude.

A ousadia, cintura baixa, blusas coladas no corpo são frutos dos anos 2000


Hoje, tendências e mulheres às ruas revelam a sonhada leveza de comunicar-se, por meio de tudo que já vestimos até hoje.

Se observarmos as fotos, vemos uma mescla super rica desde as flores dos anos 1920, até o colorido, as franjas e o drama mais adiante. Porém as mulheres nunca estiveram realmente tão livres.

Hoje, a liberdade em se vestir e combinar estilos é muito presente  

Elas misturam tudo que já sabem funcionar, aderem às novidades lançadas e vestem de si mesmas com tranquilidade e confiança. Tudo é permitido agora, regra nenhuma se dá e o brilho pode vir ao dia com jeans e peças básicas, assim como o tênis vai ao trabalho com alfaiataria.

Ela expressa cores se estiver alegre e veste-se de neutros quando quer ser discreta. É sensual em maquiagens, aprende com tutoriais que chegam ao seu celular, entende como valorizar seu corpo e submissão é algo que vai ficando cada vez mais atrás, nulo e sem sentido.

As tendências e “obrigações” de comprar perdem força à medida que ela se conhece mais, e investe apenas em peças pontuais que favorecem e satisfazem.

São tempos felizes e mais femininos para as mulheres. Assim como são fortes, expressivos, confiantes e mais seguros. Estamos em um início de jornada linda demais! Aproveitem!

COMPARTILHE