Dólar Hoje | Euro Hoje | 23/04/2024

Home / Noticias / Cidades

Doria freia flexibilização e estende regras atuais até 14 de junho

Da Redação

Cidades 26/05/21

O governador João Doria (PSDB) prorrogou nesta quarta-feira (26) a fase de transição do Plano SP para todas as regiões paulistas, incluindo a de Campinas, onde estão inseridas as nove cidades do Circuito das Águas. 

Segundo Doria, serão mantidos os critérios de flexibilização, entre eles horário de funcionamento até 21h e ocupação dos estabelecimentos comerciais de 40%. Com isso, as flexibilizações previstas para início na próxima semana foram suspensas. "A prorrogação é exatamente nos moldes que vêm operando no momento. O horário será até 21h e operação de 40%, seja de restaurantes e comércios. A nossa recomendação é por conta dos indicadores da pandemia que pedem cautela neste momento", diz Doria.

Na semana passada, o governo de São Paulo havia prorrogado o atual estágio da fase de transição até o dia 31, terça-feira da semana que vem, indicando uma nova fase a partir do dia 1º de junho, que possibilitaria flexibilizar o horário de funcionamento dos estabelecimentos até às 22h e com 60% da capacidade de clientes. No entanto, o aumento de casos e internações preocuparam os gestores de saúde. "Esse modelo atual é por conta do momento que requer cautela. E precisamos, de fato, cumprir esses protocolos, e respeitar o toque de recolher. É um pedido específico do Centro de Contingência", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. 

Segundo o Controle de Doenças da Secretária Estadual de Saúde, houve aumento de casos de covid-19 na última semana no estado. Por isso, a prorrogação da fase de transição - criada em abril e intermediária entre a fase emergencial e a vermelha do Plano SP. "A atitude mais prudente no momento é caminhar com segurança. Não seria ainda o momento de poder avançar, como havia sido pensado na semana anterior. Houve aumento na incidência de casos (de covid). Semana passada tínhamos 370 casos por cada 100 mil. Hoje são 412 casos para cada 100 mil. Já o aumento de internações é mais discreto, felizmente", disse o coordenador do Controle de Doenças da Secretária Estadual de Saúde, Paulo Menezes.

Segundo ele, as projeções indicam que a partir da segunda quinzena de junho e início de julho, haverá melhora progressiva nos indicadores principais. "A avaliação é que devemos continuar caminhando com seriedade e segurança", afirmou.

REGRAS DA FASE DE TRANSIÇÃO ATÉ 14 DE JUNHO

- Horário de funcionamento das 6h às 21h;

- Comércio e restaurantes com capacidade de até 40%;

- Toque de recolher das 21h às 5h.



Fonte: ACidadeOn

COMPARTILHE