Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Colunas / Dica Gastronômica

Dia nacional do churrasco

Repórter Gastronômico

Neste sábado, dia 24 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Churrasco. Além de fazer parte de uma tradição, o churrasco faz parte do nosso cotidiano e é uma das refeições mais antigas da história. Mas apesar de ser praticamente o sinônimo de “festa”, hoje, por conta da pandemia, o churrasquinho ganhou outro sentido, mas não menos especial.

Não dá para reunir a família e os amigos como a gente gostaria, mas dá para acender a churrasqueira e se deliciar com os diversos tipos de carnes disponíveis hoje. E até quem não é fã de carne aproveita, pois legumes na brasa, queijo coalho e pão de alho na grelha também vão muito bem!

Nós, do @reportergastronomico, separamos algumas dicas pra você preparar um churrasco sem erro!


Escolha da carne

Escolha um açougue de confiança para comprar. Prestar a atenção na higiene e procedência das carnes é fundamental. Em cortes como a picanha, por exemplo, a camada de gordura é muito importante. Deve ter uma gordura firme, aproximadamente 1 cm de espessura. Procure uma picanha com marmoreio, que significa pontos de gordura entremeada na carne. No contrafilé isso é mais evidente. O marmoreio é fundamental para uma carne macia, suculenta e saborosa. A carne também deve ter uma cor viva e sem cheiro estranho.

Capriche nos temperos

O tempero mais utilizado e muitas vezes o único é o sal grosso, mas há uma variedade de temperos que vão incrementar sua carne, como por exemplo o alho, tomilho, alecrim, entre outras ervas que casam muito bem com carnes.

Invista nos acompanhamentos

Os acompanhamentos não devem disputar espaço com as carnes servidas, a estrela da vez é o churrasco! Mas é claro que esse complemento faz toda a diferença. Arroz, farofa, vinagrete, maionese, saladas, torresmo, pão de alho e legumes caem muito bem!

E claro, pra comemorar esse dia não podia faltar a receitinha de uma de nossas carnes preferidas, que aprendemos com o chef @guilherme.mazer do @mtn.bbqgrilll .

Carré de Cordeiro

300 gramas de carré de cordeiro

Tempero

1 talo de alecrim

½ cebola

1 pitada de cominho

1 pitada do reino

10 gramas de sal

1 talo de hortelã

1 xicara de água

1 xicara de vinho branco

20 ml de molho inglês

2 dentes de alho

Modo de preparo

Primeiro faça o tempero, em um liquidificador adicione alecrim, cebola, cominho, pimenta do reino, sal, hortelã, água, vinho branco, molho inglês e o alho. Bata tudo por 2 minutos e reserve.

Pegue o carré de cordeiro e corte osso a osso.

Coloque o carré de cordeiro em uma travessa e adicione o molho, cubra com um plástico filme e leve à geladeira e deixe marinando por 6 horas.

Após as 6 horas leve o carré diretamente na brasa, após 5 minutos vire do outro lado para uma carne ao ponto.

Bom churrasco para você!!!




COMPARTILHE