Dólar Hoje | Euro Hoje | 16/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Cunha: um passeio charmoso nas montanhas

Maria Cecilia Valadares Zitto - @umgirocomacissa

Turismo 21/10/21

Conhecida como a cidade das cerâmicas, Cunha tem uma atmosfera romântica, clima de montanha e atrações interessantes para visitar durante um final de semana.

Localizada entre as serras do Mar, da Bocaina e da Quebra-Cangalha, faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro, entre Guaratinguetá/SP e Paraty/RJ. Cunha está a 230 quilômetros de São Paulo e a 280 de Campinas. A cidade foi ponto de parada dos tropeiros que levavam ouro de Minas Gerais ao porto de Paraty para ser embarcado a Portugal.


O que fazer?

Cunha oferece diversos ateliês devido a sua tradição em cerâmica. O solo apresenta muitos tipos de argila e os ceramistas usam a técnica do forno Noborigama, onde o barro é transformado em pedra em temperaturas muito altas. 

Outro passeio imperdível na cidade é para o Lavandário.  Neste local estão plantados mais de 20 mil pés de lavanda, e ali é possível comprar produtos feitos à base do óleo planta, ver a planta em fase de poda e começando a florir, além do lindo cenário que rende fotos incríveis. O local abre de sexta a domingo e em feriados, a partir das 10h com fechamento ao pôr do sol. A entrada custa R$ 15,00.

O Parque Estadual da Serra do Mar oferece trilhas e cachoeiras, são elas: Trilha do Rio Paraibuna, do Rio Bonito, Trilha Cachoeiras e Trilha das Arapongas. O local abre todos os dias, das 8 às 17h. A entrada e as trilhas são gratuitas, sendo algumas monitoradas com necessidade de agendamento no escritório do parque.

Fora do parque é possível visitar algumas cachoeiras, como a Cachoeira do Taboão, Cachoeira do Pimenta e a Cachoeira do Jericó. A Pedra da Macela fica na estrada entre Cunha – SP e Paraty, tem 1800 metros de altitude e é possível ver Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. A vista é de tirar o fôlego.

A Cervejaria WolkenburG fica no início da estrada da Pedra da Macela e fica aberta para visitação aos finais de semana e feriados.


Onde ficar?

No eixo urbano estão as hospedagens mais econômicas e próximas a bares e restaurantes. A Pousada Recanto das Girafas e a Pousada Cheiro da Terra são boas opções.

Já na estrada que liga a cidade a Paraty estão as pousadas mais próximas a natureza. Para chegar a Barra do Bié, a mais aconchegante e charmosa, é preciso percorrer 6 quilômetros de estrada de terra, outras opções nessa localização é a Pousada Quinta da Serra, Latitude Lodge, Pousada da Mata e Pousada Candeias.

Onde comer?

O "Do Gnomo" é um dos mais famosos restaurantes em Cunha, está localizado em um sítio a 2 quilômetros da cidade. Já no centro da cidade estão o italiano Il Pumo, Veríssima e o Drão. 

Um pouco mais afastado está o restaurante “O Olival” que tem vista para uma plantação de oliveiras. O Canto das Cachoeiras é um bistrô fica na mesma estrada que dá acesso ao Parque da Serra do Mar e fica na beira de um rio. 


COMPARTILHE