Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/03/2024

Home / Colunas / Pet

Cuidados com o pet no verão

Da Redação

Pet 15/10/21

A temporada de calor pede mais atenção à pele e isso também vale para o seu pet. A exposição exagerada ao sol, principalmente pets com pele clara, pode causar câncer e outras doenças mais frequentes, como as queimaduras  

Os dias quentes são propícios para as atividades ao ar livre ao lado dos bichinhos de estimação. Porém, com a incidência solar muito alta, é de extrema importância proteger a pele dos raios solares para evitar problemas como queimaduras, envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele. 

Mas e seu pet? Ele corre algum risco?  Infelizmente sim. Cães e gatos também sofrem com a exposição solar e pelo temido câncer de pele e não devem ficar de fora no quesito proteção para garantirem saúde e longevidade. “A incidência de câncer de pele está crescendo, e está entre os atendimentos mais comuns nas clínicas e hospitais veterinários em todo o país. Os animais de pele clara são os mais propícios a desenvolverem a doença”, diz o veterinário Francis Flosi, diretor da Faculdade Qualittas.  

Segundo Flosi, a cor do pelo é dada pela quantidade e distribuição de melanina, e o pigmento dela é importante para proteger dos raios ultravioletas e os pets, assim como nós, são sensíveis aos raios UVA e UVB. “Quanto menos melanina, menos cor e mais sensível ao sol”, aponta o profissional. 

“Os animais de pele clara têm menos melanina e a exposição pode apresentar também queimaduras solares em diversas regiões, como no focinho, patas e orelhas. Gatos que passeiam pelo telhado devem ser incentivados a serem protegidos”, alerta Flosi. 


Os sinais de câncer podem incluir o aparecimento de nódulos e coceiras nas regiões onde não se cicatrizam. “Por isso, é importante procurar um médico especialista em oncologia com esses sinais, não deixe seus pets ao sol por muito tempo”, afirma o veterinário. 

O protetor solar animal deve ser usado nas regiões mais expostas aos raios solares. Os raios ultravioletas da radiação solar são altamente danosos ao DNA da camada mais superficial da pele de animais, principalmente os mais claros. É recomendável o uso diário de um produto com fator de proteção (FPS) 30 e nas regiões com menos pelos, meia hora antes da exposição solar, e evitar o sol nos períodos de maior intensidade do dia entre 10h e 16h. “O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas, se o pet permanecer exposto no sol”, diz Flosi, que dá algumas dicas na hora de tosar seu bichinho. “Não deixe o pelo muito curto porque a pelagem serve de proteção. Consulte um médico dermatologia, a prevenção anda é o melhor remédio”, finaliza o especialista. 


COMPARTILHE