Dólar Hoje | Euro Hoje | 28/03/2024

Home / Colunas / Vinho

Como montar a primeira adega – parte final

Daniel Perches

Vinho 13/10/21

Chegamos ao nosso último texto sobre a montagem da sua primeira adega. Esperamos que você esteja já preparando e selecionando os seus vinhos. Antes de partirmos para as dicas finais, vamos relembrar um pouco o que já temos.

Na primeira parte, falamos como deve ser a adega, qual o seu tamanho e onde deve ficar, além de decidir se vai ser climatizada ou não. Com isso seguimos para a busca de três rótulos iniciais e essenciais, que são um espumante brut, um vinho branco e um tinto.

Na segunda etapa, dei dicas para o vinho rosé, que pode até ser uma espécie de curinga para diversos momentos, um vinho de sobremesa para acompanhar o doce do final da refeição e um vinho especial, para aquele momento que você está programando para ficar na memória.

Agora que já temos todos esses vinhos, vamos para a parte final, com mais três tipos de vinhos que sugerimos que estejam em seu estoque, pensando sempre que a adega deve servir para – praticamente – todos os momentos.

1 – Espumante rosé

Você já tem um espumante brut (branco) em sua adega e pode estar se perguntando: “Mas por que ter dois espumantes? São muito diferentes?

O seu brut certamente será uma ótima companhia para um começo de festa ou reunião de amigos, acompanhar saladas e petiscos ou até mesmo para um brunch (fica a dica para um domingão diferente). Já o seu espumante rosé poderá também cumprir essas funções, mas como ele tem uma uva tinta na sua composição, ele poderá ser bebido até acompanhando pratos mais encorpados, como uma massa com molho de tomates ou, acredite, num churrasco.

Mas, além de várias possibilidades na culinária, um belo espumante rosé, com sua cor clarinha e as bolhas subindo pela taça, é sem dúvida um espetáculo à parte, que vai abrilhantar a sua festa.

2 – Vinho do Porto

Há muita tradição e história em torno do Vinho do Porto. Produzido na região do Douro, em Portugal, é um vinho fortificado, ou seja, antes de terminar o seu processo de vinificação, eles inserem um pouco de aguardente vínica, uma espécie de cachaça de uva, para interromper a fermentação. Isso deixa o vinho mais alcóolico e bem doce, mas não se preocupe, pois é um doce natural.

Para terminar uma refeição com uma tacinha, para acompanhar uma torta de chocolate, ou como parceiro de uma roda de charutos, o Vinho do Porto é inigualável. Os mais acessíveis são os  classificados como Tawny e Ruby, sendo o primeiro mais claro e com aromas e sabores mais amendoados e o segundo mais intenso, encorpado, com aromas lembrando frutas em calda e geleia. Ter um bom Porto vale a pena. É versátil e dá até para brindar um bom momento com ele.

3 – Garrafa extra do vinho que mais consome

Todo mundo tem um tipo de vinho que prefere. A maioria é fã dos tintos, mas muitos gostam mais de brancos ou espumantes. E essa é a dica final, de nosso último vinho, que temos para você: tenha mais uma garrafa do tipo de vinho que você mais consome. Se é tinto, compre mais uma garrafa, que não necessariamente precisa ser do mesmo rótulo. Se você tem um Cabernet Sauvignon guardado, que tal comprar também um Merlot? Se é dos brancos e já tem um Chardonnay, sugiro um Sauvignon Blanc.

Agora se você prefere os espumantes, vale a pena conhecer os que são feitos em outros países, inclusive no Brasil, que tem se destacado nesta categoria.

Pronto, agora você já tem nove vinhos em sua adega e está preparado para praticamente todas as situações. 

Para terminar, algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a sua adega sempre funcional:

-Independente do tamanho dela, mantenha-a organizada e tenha um registro do que tem por lá. Assim você pode inclusive ir entendendo melhor o que mais gosta, o que mais consome e fazer melhores compras no futuro;

-Lembre-se sempre de repor. Consumiu um, busque um outro para entrar no lugar vazio. Adega sem vinho não serve para muita coisa.

-Mantenha todos os vinhos deitados, com pouca iluminação e nunca em contato com o sol. Procure sempre um local que seja fresco e seco, mas que não tenha muita oscilação de temperatura. Eles gostam de ficar assim, sem muitas mudanças.

E por fim, faça da montagem da sua adega um momento de prazer. Comprar e guardar vinhos pode ser somente funcional, para atender os diversos momentos do seu dia a dia, mas pode também ser um ótimo hobby. Divirta-se!

Saúde!


COMPARTILHE