Dólar Hoje | Euro Hoje | 18/04/2024

Home / Colunas / Vinho

Como montar a primeira adega

Daniel Perches

Vinho 23/08/21

Para quem gosta de vinhos, uma adega pode ser uma grande diversão. O ato de guardar vinhos, independente da quantidade, é algo que requer algum planejamento e se for feito de forma bem pensada, vai ser inclusive uma grande ajuda nos dias em que se precisa de um bom vinho em casa, seja para uma festa, para um jantar ou simplesmente para abrir durante a semana, relaxando.

Quando olhamos fotos daquelas adegas enormes, com centenas – e às vezes milhares – de garrafas, dá até para assustar, mas não é preciso ter uma grande quantidade de vinhos estocados. Aliás, se você não é um consumidor frequente de vinhos, é melhor até não ter muitos rótulos guardados.

Portanto, se está pensando em montar a sua própria adega em casa nós vamos te auxiliar com algumas dicas. Depois que pegar a prática, é só seguir “completando a coleção”. Vamos começar:

1 – Avalie o seu consumo

Antes de sair comprando é importante que analise quantos vinhos consome por mês. Se você bebe uma garrafa por semana, não vai fazer muito sentido ter uma adega com 100 rótulos. Considere começar pequeno e depois ir aumentando de tamanho gradativamente.

2 – Adega climatizada ou um espaço em casa?

Um local seco, fresco e sem ter luz do sol direta pode ser um bom cantinho para que você tenha seus vinhos armazenados. Você pode comprar aqueles nichos em lojas de decoração ou usar a sua criatividade, montando você mesmo. As adegas climatizadas são também ótimas opções, pois elas mantem os vinhos na mesma temperatura constantemente, mas talvez seja bom você avaliar antes quantos rótulos vai efetivamente guardar, afinal de contas, é um eletrodoméstico que ocupa um bom espaço e aí vale um planejamento mais detalhado para comprar a adega do tamanho certo.

3 – Como começar

Agora vamos para a parte mais interessante, que é a escolha dos vinhos. Considerando que a adega tem a função de te atender nos diversos momentos, seja de acompanhamento com comida ou festas e confraternizações, que tal começar com três garrafas essenciais?

Espumante Brut

Um bom espumante brut por si só já é um curinga. Vai bem como welcome drink, com saladas, antepastos, queijos e até com carnes. Neste caso, vale lembrar que se você optar por guardar ele na sua adega (ou seja, fora da geladeira), terá que considerar pelo menos 90 minutos de refrigeração ou 30 minutos em um balde de gelo para que esteja na temperatura ideal para consumo.

Branco

Os vinhos brancos acompanham culinária mais leve, como peixes e frutos do mar. Sabe aquela moqueca do final de semana? Vai muito bem com um branco. Ou então uma bela tábua de queijos para o happy hour? De novo, o seu vinho branco vai te salvar. Uma boa opção inicial é ter um da uva Chardonnay, que tende a agradar mais paladares.

Tinto

Sua adega não pode ficar sem um vinho tinto. Neste caso, uma uva mais internacional, como a Cabernet Sauvignon ou a Merlot podem ser boas opções para combinar com uma gama maior de pratos.

E por fim, lembre-se de alguns detalhes importantes:

- Deixe de preferência as garrafas deitadas. O líquido, em contato com a rolha, mantém ela vedada e evita a entrada de micropartículas de ar, que poderiam estragar seu vinho ao longo do tempo

- Evite a luz. Não precisa deixar na escuridão completa, mas se possível, em um lugar onde não entre muita claridade e nunca em um ponto onde entre luz do sol. Isso sim, pode estragar todos os seus vinhos

- Reponha sempre que possível. Abriu o seu tinto? Aproveite aquele tempinho durante a semana ou o passeio no final de semana para comprar uma nova garrafa. Adega vazia não serve para muita coisa.

- Fique atento às promoções. Já que você vai comprar para estocar, fique ligado nas vendas com descontos, pois economizar é sempre bom.

 

COMPARTILHE