Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Noticias / Gastronomia

Campinas ganha restaurante árabe

Andréa Barbieri

Gastronomia 11/05/22

Quarta geração da família Kassab inaugura restaurante em Barão Geraldo

O nome al-Kassab leva as iniciais dos patriarcas da família e oferece a autêntica culinária árabe

Se você gosta de comida árabe, tem que conhecer o al-Kassab. Se você não gosta, tem que conhecer também, porque, com certeza, irá mudar seu conceito.

O ambiente é aconchegante e que conta a história da família e da culinária em cada cantinho. Um parênteses para o banheiro, que tem uma decoração maravilhosa. Voltando ao salão, você faz uma viagem por meio das fotos, objetos e a toda a decoração. A cozinha é um espetáculo a parte, onde o comensal pode acompanhar todo o processo de produção dos pratos através das paredes de vidro. A simpatia e energia da equipe também faz a diferença na hora do atendimento. 

A relação da família com a culinária começou em 1972, quando Leila e Álvaro Kassab tiveram o último dos sete filhos. Também foi o ano em que, para ajudar no orçamento doméstico, Leila começou, com a ajuda dos filhos, a preparar em casa as receitas árabes que se tornariam referência para diversos restaurantes. Entre eles o Arabesk, restaurante que funcionou entre 1987 e 1993, localizado no centro da cidade e ainda é lembrado pela excelente culinária que servia.

O tradicional Hommus: o creme de grão de bico é uniforme e aveludado

Cinquenta anos depois do início de uma caminhada repleta de sabores surpreendentes e uma cozinha afetuosa, Gabriela e Maurício Mondelli Kassab, dois dos 17 netos dos patriarcas, inauguram o Al-Kassab, no distrito de Barão Geraldo, um espaço destinado à memória culinária da família, tanto pelas especialidades árabes, quanto pelo cardápio brasileiro da hora do almoço. O local é uma celebração da boa mesa e da hospitalidade, na melhor tradição da família Kassab.

No almoço será servido buffet variado de comida brasileira com valor fixo cobrado por pessoa, que poderá se servir à vontade. No jantar os clientes contarão com opções à la carte da culinária árabe, entre eles a seleção de salgados especiais, como as esfihas de Baalbek (com recheio de cordeiro e especiarias), opção vegetariana composta de verduras, além das clássicas versões de carne e ricota. Também fazem parte do menu, receitas consagradas como os charutos de folha de parreira e repolho, kafta, arroz Bi charie (com castanhas variadas e macarrão cabelo de anjo), pastas de grão de bico, berinjela e pimentão, além dos cortes de carne grelhados na brasa.

Babaganoush, a deliciosa pasta de berinjela feita à base de tahine

A cozinha árabe

Gabriela Mondelli Kassab, 24 anos, será a responsável pelo conceito gastronômico do restaurante al-Kassab, com especial ênfase às especialidades árabes. Dona de um dom natural para a combinação de temperos e uma grande fidelidade às preparações carregadas de história, Gabriela também se beneficia, pelo lado materno, das tradições culinárias das famílias italianas Zuppo e Mondelli, apaixonadas pela boa mesa – e da influência do seu avô, Mario Mondelli, que foi um professor e tanto. Toda essa experiência prática, plena de vivências muito particulares, foi enriquecida pelas viagens internacionais que Gabriela fez, quando conheceu de perto a gastronomia do Líbano, da França, da Itália e dos EUA.

Intuitiva, mas sempre ligada ao conhecimento e à tradição, Gabriela divide a autoria do menu do almoço, servido em sistema de bufê, com Dalva Pinheiro de Almeida, chef conhecida e talentosa, com uma carreira de êxitos, e que trabalhou com a família Kassab por mais de dez anos.


Versátil e criativa, Dalva conhece profundamente a cozinha árabe e domina, com habilidade, o uso de ingredientes frescos de acordo com as safras, além de métodos de cocção que valorizam as propriedades dos alimentos e resultam em receitas leves, nutritivas e de grande sabor. Com saladas, guarnições, pratos principais e sobremesas, o almoço do al-Kassab é um encontro entre a mesa brasileira e as cozinhas de influência que fazem parte da alimentação cotidiana do país.

Para o cardápio à la carte, servido no jantar e no almoço, Gabriela selecionou clássicos que consagraram Dona Leila Kassab como uma cozinheira sem igual e uma anfitriã célebre: pratos da culinária sírio-libanesa, preparados com o mesmo capricho, atenção e fidelidade à tradição.

Mas também há espaço para novas receitas, como as deliciosas esfihas de Baalbeck, o sanduíche shawarma em versões clássicas e o hambúrguer de kafta, que vieram para somar ao elenco de preparações consagradas de uma culinária que faz parte da mesa brasileira há mais de 120 anos. 


Uma dupla de três

Gabriela e Maurício tiveram e têm excelentes professores: seus pais, Valéria Mondelli e Maurício Kassab, que amam cozinhar e receber. É claro que tamanha influência resultou no projeto do al-Kassab. Primeiro, como um desejo de reunir reminiscências e sabores perdidos ou esquecidos. Depois, para manter a família Kassab como ela jamais deixou de ser: unida em torno de valores e sabores, em uma mesa em que o respeito pelos alimentos e a correção culinária são tradições seculares.

Chamado para dar alguns “palpites oficiais”, Fernando Kassab, jornalista e apresentador, tio de Mauricio e Gabriela, é parceiro dos sobrinhos em um projeto nas redes sociais, depois de quase 25 anos de EPTV, tempo em que apresentou diversos programas e quadros, vários deles sobre gastronomia.

Com a inauguração do al-Kassab, o trio tem agora a oportunidade de transformar a experiência do trabalho em conjunto em algo maior, uma extensão da sala de estar “digital”, trazida para a realidade com tudo aquilo que a família Kassab tem a oferecer: ambiente único, experiência exclusiva e com sabores consagrados, um serviço diferenciado e uma alegria maior: a de poder oferecer tudo isso a cada pessoa, como se ela estivesse comendo em sua própria casa. Fernando Kassab também assina o design e as mensagens dos jogos americanos de mesa, e a embalagem da Dúzia de Treze, um produto criado por Gabriela e Maurício para homenagear os avós e sua célebre hospitalidade.


Dúzia de Treze

Leila e Álvaro Kassab eram anfitriões reconhecidamente generosos. Recebiam com extrema correção, mas de um jeito simples, informal, carinhoso. Seus hóspedes, fossem parentes ou amigos, sempre os viram como pessoas cuja generosidade desconhecia limites.

Um simples café em casa dos Kassab era sinônimo de capricho: toalhinhas de crochê ou linho, bolos sublimes, biscoitos e bolachas caseiras. E o pão sírio, inigualável, cheiroso, macio e irresistível: durante toda a vida, a casa da família teve o aroma da secular combinação do alimento básico da dieta humana.

Para lembrar tamanha herança de carinho e amor, deixada por seus avós paternos, Gabriela e Maurício criaram A Dúzia de Treze, uma embalagem de tecido (algodão), com treze unidades da delícia que alimenta a família há seis décadas.

Os clientes que optarem por esta versão “estendida” ganham o pão extra e uma embalagem que é perfeita para acondicionar pães em geral, e o pão sírio em particular. Também contribuem para a redução do consumo e descarte de material plástico, o uso da água e de produtos de limpeza.   

O restaurante está localizado na Av. Dr. Romeu Tórtima, 485, Jardim José Martins, em Campinas, e funcionará para almoço de terça-feira a domingo, das 11h30 às 15h, e para o jantar das 19h às 22h, de terça a sábado.

COMPARTILHE