Home / Colunas / Motor
Katia Sacchetto
A BYD anunciou a chegada da Shark ao Brasil, primeira picape híbrida plug-in no mercado nacional, com forte apelo para o público agro. O conjunto motriz, composto por um motor 1.5 turbo dianteiro e outro elétrico, contribuem para a potência combinada de 437 cv e 65 mkgf de torque. A transmissão é automática e a tração é integral nas quatro rodas, fazendo do modelo a mais potente entre as picapes médias.
Rodando apenas com eletricidade a autonomia é de cerca de 100 km, porém, a marca chinesa promete um alcance de até 840 km com bateria carregada e tanque cheio de gasolina.
Em termos de medidas, a caminhonete tem 5,46 metros de comprimento e 3,26 m de entre-eixos. Já a caçamba pode carregar até 850 kg e a capacidade de reboque chega a 2.500 kg. O design do veículo se inspira em tubarões, com uma luz de LED que atravessa toda a frente remetendo à boca aberta de um tubarão. As laterais possuem linhas fluidas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.
A Shark possui o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360o e alerta de tráfego cruzado, além de central multimídia giratória de 12,8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25”, carregador de celular por indução, seis airbags e rodas de liga leve aro 18.
Condições especiais
A montadora quer marcar presença com a chegada na picape por aqui e garantiu condições especiais na pré-venda. Os primeiros a reservar a picape pelo site ganham um kit de energia solar da marca, composto por carregador portátil de 3,5 kWh e seguro total por um ano, por exemplo.
Além disso, uma parceria com o banco Santander garante taxa de 0,99% ao mês, com 50% de entrada e saldo restante em 24 parcelas, condições especiais de lançamento. Há também o plano Fazendeiro, que permite 20% de entrada e pagamento restante em parcelas trimestrais, semestrais ou anuais, por exemplo.
Outra condição é que todos os modelos da BYD passam a contar com 15% de desconto em recargas feitas na rede Shell Recharge, graças a uma parceria da montadora com a Raízen.