Dólar Hoje | Euro Hoje | 23/04/2024

Home / Colunas / Estilo

Botas over the knee: as queridinhas da estação fria

Jana Romanini

Estilo 26/04/22

Elas chegaram para ficar e na estação mais fria, as botas de cano longo, acima do joelho – ou “over the knees”, como também são chamadas, em inglês – são queridinhas insubstituíveis. As produções ficam mais glamourosas com elas, além de quentinhas, uma vez que elas cobrem mais da metade das pernas.

Com cano extra longo, acima do joelho, e em alguns casos, bem acima dele, o calçado surgiu em 1960 incorporado em 1962 por Balenciaga e Yves Saint Laurent. O modelo marcou a passagem para as mulheres, que deixavam de lado uma estética mais feminina para apostar numa pegada mais potente e atrevida.


Na mesma linha de sua origem, o uso da bota acima do joelho nesta estação mostra também que o calçado pode combinar com diversos estilos, graças à versatilidade ilimitada. A nova geração da over the knee chega sem a referência da sensualidade e não é toda hora que o modelo tem salto e bico fino. Ela surge com salto grosso, bico quadrado ou redondo e até sem salto. Assim, pode ser usada com looks mais levinhos e descontraídos de dia, e sem intenção de ter necessariamente um sexy appeal. 


Para quem deseja apostar na tendência, indico sempre avaliar sua estrutura física. Caso seja mais alta, pode investir sem medo. As botas over the knee combinam perfeitamente com mulheres altas e, claro, pernas longas. Mas caso seja baixinha, há truques perfeitos.


Esse modelo de bota achata a silhueta e para quem tem estatura mais baixa, é importante não deixar aparecer a diferença entre a bota e a roupa. A dica é cobrir toda a pele entre roupa e bota, deixando a roupa encontrar na bota. 

Caso goste de peças curtas, para alongar, o truque é não deixar a proporção de pele mediana, pois parece que é mais baixa. Outra dica é usar a bota mais ajustada, sem usar looks muito largos e informações que poluem o visual e tragam proporção na lateralidade. Tem que deixar o visual mais sequinho, para alongar. Pode incluir uma sobreposição, mas a parte de baixo precisa ser mais coladinha. 


Entre as cores que serão tendência no outono/inverno, a bota vermelha é a mais temida e pode ser a mais desejada, pois ela fala por si só e não precisa de mais nada no look. Não usar maquiagem pesada, nem olhos ou boca, usar acessórios delicados, peças sem recortes e fendas e transparências. Cabelo também sem volume e acessórios. Tudo muito limpo para trazer mais elegância ao look. 

Os modelos surgem em tons clássicos unidos ao novo marrom, cinza, marsala e o preto divide a cena com os tons terrosos, combinados aos mais modernos, como o caramelo bem vivo, além de tons de cinza, desde os mais escuros, marinhos.

Outra sequência de cores é o petróleo que parece um óleo no meio delas, seja o azul, esverdeado, amarelo e tons de laranja. As cores que a princípio lembram o inverno passado, chegam com essa releitura. Outro destaque são as botas metalizadas como tendência, seja no colorido, dourado, prateado ou acobreado.

Ou seja, uma tendência que preza pelo equilíbrio e bom senso na hora de montar o look. O importante é não exagerar, já que esse tipo de bota traz uma força imponente. 


COMPARTILHE