Home / Noticias / Cidades
Da Redação
O escritório Padovani Arquitetos teve quatro de seus projetos premiados pelo iF DESIGN AWARD 2024, o mais antigo e importante selo de design independente mundial. O escritório campineiro é o único da cidade a figurar neste prêmio e o primeiro, em toda a história do evento, a somar quatro projetos exaltados na mesma categoria em uma única edição. A estreia de estreia, o iF Design Award Night, será na noite de 29 de abril de 2024 em Berlim, capital da Alemanha, e o arquiteto campineiro Lucas Padovani receberá pessoalmente uma homenagem.
Criado em 1953, o alemão iF Design Award de 2024 laureou 71 projetos brasileiros, o recorde do país. De acordo com a organização do evento, perto de 11 mil projetos, de 72 países inscritos, concorreram, foram avaliados e selecionados pelo júri multidisciplinar.
As propostas das residências GM, HF, LR e Valência, do Padovani Arquitetos, foram distinguidas nesta competição altamente seletiva na categoria: 7.02 – Arquitetura Residencial, com enfoque em Casas, marcando o reconhecimento para a equipe e para o arquiteto Lucas Padovani. Segundo ele, todos os participantes foram avaliados seguindo os mesmos critérios, que são: Diferenciação, Forma; Função, Ideia e Impacto. “Recebemos a premiação com muita honra. É um prestígio global estar inserido na celebração deste prêmio, que é a excelência e inovação no campo do design e arquitetura residencial”, enfatiza.
A organização de design independente mais antiga do mundo, If International Forum Design GmbH, tem sede em Hannover, Alemanha, e atribui o iF DESIGN AWARD às melhores propostas desde 1954. Na edição 2024, a escolha dos premiados foi feita por 132 especialistas em design renomados de 20 países, após três dias de avaliações na capital alemã. Três brasileiros integraram o júri final: Ana Couto, designer e fundadora da agência homônima; Clayton Caetano, head de Branding e Design do Itaú; e Patrick Speck, que lidera a LIXIL Global Design.
Um legado de inovação e beleza: os projetos premiados da Padovani Arquitetos:
Residência Valência
Este refúgio de verão de 1.500m2, localizado em Porto Feliz-SP, incorpora uma conexão harmoniosa com o ambiente natural. O conceito da Residência Valência respeita a topografia ao posicionar o bloco principal e blocos adjacentes em três pavimentos, resultando em uma volumetria leve. Destaca-se por sua integração fluida entre espaços internos e externos, equilibrando elementos contemporâneos e serenidade rural, onde a arquitetura se torna uma extensão natural do ambiente.
Residência HF
No condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista-SP, a Residência HF, de 700m2, é uma obra de arte arquitetônica que combina volumes ousados e materiais naturais. A propriedade se integra ao ambiente de forma singular ao usar madeira, vidro e pedra, criando um diálogo entre o design moderno e a natureza. A entrada principal, estrategicamente posicionada na lateral do volume social, maximiza o direcionamento visual para a panorâmica do entorno.
Residência GM
Com 900m2, a Residência GM, também em Bragança Paulista, foi projetada para uma família jovem. Tomando partido de um declive que projeta os visuais para uma belíssima perspectiva, a casa se encaixa harmoniosamente com o entorno. Um amplo vão central, coberto por uma estrutura metálica flutuante, conectada e unificada a residência. Materiais naturais, como tijolos, pedra e madeira em tons quentes, dialogam com os painéis de alumínio, equilibrando estética e aconchego.
Residência LR
A Residência LR, também na Quinta da Baroneza, é um retiro de veraneio de 700m2, desenhado para realçar o convívio familiar. Com uma integração única de espaços internos e externos, a residência reflete uma abordagem de design que valoriza tanto a funcionalidade quanto a estética. O terreno em atividade foi trabalhado criando um extenso platô, elevando o volume dos quartos e da área social e garantindo uma vista permanente da paisagem circundante. Piscina com borda infinita, spa e lareira estão entre os destaques.