Dólar Hoje | Euro Hoje | 28/04/2024

Home / Noticias / Geral

Você sabe o que é odontofobia?

Da Redação

Geral 09/03/23

Fugir do dentista não é normal 

Você sabe o que é odontofobia? É o temido medo do "motorzinho" no consultório do dentista, que assusta e dá arrepio na espinha em muita gente. Em alguns casos, as pessoas sentem um pavor tão grande desses profissionais que não conseguem finalizar um tratamento odontológico. 

Pesquisas estimam que de 9% a 15% da população dos Estados Unidos (cerca de 30 a 40 milhões de pessoas) evitam ir ao dentista por medo ou ansiedade, enquanto no Brasil este número é ainda maior. 

De acordo com o dentista Edinei Dias da Silva, a “fuga” do consultório odontológico deixa a pessoa mais sujeita a doença periodontal ou mesmo a perda precoce dentária. “Problemas simples como uma cárie inicial ou uma gengivite, que não são tratadas em seu início, irão se agravar com o passar do tempo afetando a saúde bucal e sistêmica do indivíduo”, frisa.

Além disso, existe um agravante, não cuidar da saúde bucal aumenta a chance de ter outros problemas de saúde e diminui a expectativa de vida. “A saúde bucal tem relação com algumas condições que apresentam risco de morte, como as doenças cardíacas e infecções pulmonares”, explica o profissional.

O especialista ainda explica que a odontofobia e ansiedade odontológica, assunto que tem ganhado cada vez mais destaque, não são a mesma coisa. “Fobia, como o próprio nome diz, é um medo intenso e irracional e pode acometer os indivíduos de diversas maneiras. No caso de pessoas com medo de dentistas dá-se o nome de odontofobia e estas pessoas precisam de tratamento médico”, elenca Ednei.

Já a ansiedade odontológica costuma “caminhar” junto com a fobia, uma vez que pacientes com odontofobia apresentam sintomas como insônia antes da consulta, nervosismo antes e durante o atendimento, vontade de chorar e até podem se sentir doentes fisicamente. “Contudo, por mais que os termos pareçam sinônimos, eles não são. A ansiedade odontológica é caracterizada por nervosismo, tensão ou apreensão em relação às consultas com um dentista, sem que haja um motivo aparente para essa sensação. Já a odontofobia é um transtorno mental e requer diagnóstico e tratamento. Ela existe em vários graus, mas, de maneira geral, é entendida como um medo intenso e pânico de ir ao dentista, o que vai além da ansiedade”, destaca.

COMPARTILHE