Dólar Hoje | Euro Hoje | 28/04/2024

Home / Noticias / Gastronomia

Você sabe beber tequila?

Da Redação

Gastronomia 28/03/24

Depois do boom dos anos 90, a tequila está de volta e é uma bebida hypada! Mas esqueça aquela imagem do shot com sal e limão, as tequilas que vêm conquistando um novo público são rótulos premium, que colocam o destilado mexicano em um novo momento de consumo e oferecem uma experiência diferente. O especialista Michel Felicio, embaixador das marcas de luxo da Casa Cuervo, conta sobre as novidades e curiosidades da bebida.

Tequila é uma cidade

Tequila é o nome do povoado onde Jose Cuervo é produzido, perto da cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco. A Destilaria La Rojeña onde a bebida é feita é a mais antiga da América Latina.

Para ser considerada tequila a bebida deve ter pelo menos 51% de agave azul em sua composição e ser produzida em uma das regiões autorizadas no México: cinco Jalisco, Nayarit, Tamaulipas, Michoacán e Guanajuato. 

Moda 

O Brasil tem uma forte influência dos Estados Unidos onde a tequila se tornou a principal categoria de destilados há alguns anos. Parte desse movimento - que colocou a tequila em evidência - veio com a aposta de celebridades como George Clooney, Michael Jordan Dwayne "The Rock" Johnson e Kendall Jenner que lançaram suas marcas.

Tequila cristalino (você precisa provar)

Mas esta revolução começou com a tequila cristalina, uma inovação na categoria, e no desenvolvimento das tequilas de alta gama. Um cristalino é um tipo de tequila que passa por um processo de filtragem adicional para remover o núcleo e torná-la mais suave. Sua composição pode ser uma tequila reposada, añejo e extra añejo (é sempre feita com tequilas envelhecidas).

Entre as novidades no mercado está o Maestro Dobel Diamante, que foi o primeiro cristalino da história. Traz uma mistura de tequilas extra-añejo, añejo e reposado, apresentando uma destaque excepcional com uma complexidade de sabores doces como caramelo, mel, xarope de bordo, nozes e baunilha. 

Dicas para uma melhor experiência 

Sempre consuma uma tequila resfriada entre 8 e 12º

Escolher tequilas 100% agave (premium)

Se preferir sabores mais suaves e frescos, opte por uma tequila Blanco (Prata)

Gosta de notas de carvalho e maior complexidade, experimente um Reposado ou Añejo 

Quer uma tequila mais macia e complexa, prove como tequilas cristalinos (on the rocks é uma boa pedida!)

Harmonização

Tequila Blanco – com ceviche, tártaro e saladas (alimentos frios)

Tequila reposado e cristalino reposado – carnes brancas, arroz e massas (com molhos leves)

Tequila añejo e cristalino añejo – carnes vermelhas, de caça, comidas mais condimentadas

Tequila extra añejo – sobremesas com chocolate, nozes, café, baunilha 

Michel Felício é um profissional renomado na indústria da hospitalidade, com uma carreira que se estende por quase duas décadas. Em São Paulo trabalhava em casas como o Grupo Fasano, Lá Brasserie, Arturito e Attimo, e em Dubai, atuou em hotéis e resorts de luxo onde adquiriu habilidades profissionais em gestão de eventos e serviços de alta qualidade. Sua paixão pela tequila o levou a novos patamares ele se tornou especialista da bebida, dedicando-se a conhecer o fundo da história, produção e variedades dessa bebida icônica. É embaixador das marcas 1800 e Maestro Dobel, onde compartilha seu conhecimento com entusiasmo, elevando a experiência de degustação para os amantes da tequila em todas as partes. Também é sócio do bar Bottega 21, em São Paulo.

Ele ensina uma deliciosa receita de bebida com tequila. 

Cuervo Paloma

50ml José Cuervo Especial Prata

25ml Toranja Monin

15 ml de suco de limão

Água com Gás

 

Modo de fazer

Em um copo long drink cheio de gelo, coloque todos os ingredientes e misture bem. Completo com água gás e mistura suavemente. 

Decore com uma fatia de Grapefruit ou rodela de limão.

COMPARTILHE