Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Minha Receita

Tilápia à portuguesa

Alê Lembo

Minha Receita 03/04/23

Semana santa e o preço do bacalhau está bem salgado. Por isso, trago uma receita com uma substituição acessível, bem gostosa e que não deixa nada a desejar e tenho certeza de que irá fazer sucesso no almoço da sexta-feira Santa ou do domingo de Páscoa.

A quantidade dessa receita é para duas pessoas, caso queira preparar para mais comensais, é só aumentar as quantidades proporcionalmente. 

2 filés de tilápia sem pele

2 batatas médias

2 ovos

1 colher de sopa de azeitonas pretas picadas

1 pimentão amarelo pequeno em fatias

1 cebola em rodelas ou meia lua

12 unidades de tomate sweet grape ou cereja 

Azeite de oliva

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 

Salsinha e cebolinha para finalizar 

Sal, pimenta do reino moída na hora, cúrcuma e páprica picante.

Descasque as batatas, corte em rodelas de 1 cm de espessura e leve para cozinhar em uma panela com água e sal. Assim que levantar fervura, conte o tempo de 4 minutos e escorra. Reserve. Cozinhe os ovos, descasque e corte em rodelas. Pré aqueça o forno a 200/220°C.

Em um pirex ou assadeira coloque uma colher de sopa de azeite e espalhe bem. Disponha as rodelas de batatas e em seguida acomode os filés de tilápia. Tempere a parte de baixo dos filés com sal e pimenta e a parte superior com sal, pimenta, cúrcuma e páprica. Acomode sobre os filés, formando camadas: cebola, pimentão, azeitonas e tomatinhos. Tempere com mais sal, pimenta do reino, cúrcuma e páprica picante.

Regue com azeite (2 a 3 colheres de sopa), polvilhe o queijo parmesão, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Retire o papel alumínio, acomode as rodelas de ovo e volte ao forno por mais 5 minutos


COMPARTILHE