Dólar Hoje | Euro Hoje | 17/01/2026

Home / Notícias / Geral

SiSU é a porta de entrada para universidades públicas

Autor Da Redação

Geral 13/01/2026

O SiSU (Sistema de Seleção Unificada), sistema do Ministério da Educação (MEC) que concentra vagas em instituições públicas de ensino superior, abre as inscrições no período de 19 a 23 de janeiro de 2026. Para não perder a chance de concorrer, os candidatos devem ficar atentos às datas.

Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.  

Além de acompanhar o calendário oficial, é importante que o candidato entenda como o sistema funciona para evitar erros que podem comprometer a inscrição.


Anderson Gama é diretor pedagógico do Colégio Crescer e especialista em acesso ao ensino superior

No SiSU, a escolha das opções de curso e instituição deve ser feita de forma estratégica, levando em conta notas de corte parciais, concorrência e mudanças diárias no sistema. Como o processo é dinâmico, as notas variam ao longo do período de inscrição e exigem atenção constante para que o estudante possa ajustar suas escolhas e aumentar as chances de conquistar a vaga desejada.

Anderson Gama, diretor pedagógico do Colégio Crescer, reforça que, mesmo com uma boa nota no Enem, a falta de orientação ou de planejamento no preenchimento pode fazer a diferença entre ser aprovado ou ficar de fora. “Há análises que devem ser feitas sobre o curso e a universidade que ajudam a otimizar a candidatura do aluno, como entender a média histórica de um curso e qual colocar em primeira ou segunda opção”, explica.

O especialista orienta os estudantes que encontrarem dificuldade busquem ajuda especializada para não cometer erros no preenchimento. “Essa fase é muito importante e representa, para muitos, a conquista de um sonho, portanto todo cuidado é pouco. Aqui no Crescer, a equipe de professores e coordenadores realiza plantões para tirar dúvidas dos alunos e até mesmo preenchem com eles as informações do formulário de acordo com os objetivos do aluno, é uma forma de dar mais segurança aos ex-alunos nessa busca pela vaga”, finaliza o diretor pedagógico.

Com atenção ao calendário, orientação adequada e planejamento estratégico, os estudantes aumentam significativamente suas chances de garantir a vaga desejada no SiSU. Buscar informações confiáveis, acompanhar as atualizações do sistema e contar com o apoio de especialistas pode fazer toda a diferença nesse momento decisivo, transformando o processo de inscrição em um passo seguro rumo à realização do sonho de ingressar na universidade pública.

 

COMPARTILHE