Dólar Hoje | Euro Hoje | 28/04/2024

Home / Colunas / Pet

Seu pet está preparado para as festas de fim de ano?

Da Redação

Pet 06/12/22

O fim do ano está próximo e logo o clima de festa começa a tomar conta dos lares. É o momento de deixar o ambiente arrumado e aconchegante para recepcionar os familiares e demais visitas. Mas e os animais da casa, estão preparados e confortáveis para essa mudança de rotina?    

Segundo a veterinária Danieli Perez Fernandes, supervisora da Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK, tais cuidados são necessários para garantir o bem-estar dos pets também nesse período de festas. “A presença de pessoas estranhas na casa pode ocasionar num certo incômodo e estresse por parte de cães e gatos. Isso é muito peculiar de cada animal. Alguns não se incomodam e interagem com as visitas, mas outros ficam assustados e tendem a se esconder embaixo da cama ou sofá. Por fim, há ainda aqueles que tendem a ficar mais agressivos”, alerta. 

Para garantir que o animal continue tendo o mesmo conforto que teve o ano todo, a veterinária orienta os tutores a criarem um espaço confortável para os pets. “Ao perceber que o animal está incomodado com a presença de outras pessoas, o ideal é deixá-los em um ambiente mais reservado, sem barulhos. O tutor pode ofertar ainda alguns brinquedos para que possam se distrair e deixar disponível no local água e comida”, orienta. 

Alerta aos fogos de artifício 

Outro alerta aos tutores é o incômodo causado pelos fogos de artifício, que são totalmente prejudiciais à saúde dos pets. “Alguns cães, gatos e até mesmo aves podem apresentar sinais graves de estresse, agressividade e ansiedade. Os cães, especificamente, têm capacidade auditiva muito maior que os seres humanos e para eles os fogos podem causar estresse físico e psicológico. Assustados e na tentativa de fugir, eles ainda podem sofrer acidentes tentando, por exemplo, morder portas e portão”, afirma Danieli. 

Para tentar amenizar esse desconforto e evitar contratempos, principalmente com os cães, especialista orienta que o ideal é deixar o pet em local confortável, jamais manter o animal em ambientes com riscos de acidentes, tais como sacadas, varandas ou próximos a piscinas. “Não use correntes, o animal amarrado, no momento de estresse causado pelos fogos, pode se enrolar na corrente e acabar se enforcando”, pontua a veterinária.

Usar bolinhas de algodão no ouvido ajudam a reduzir os impactos sonoros causados pelos fogos, deixar uma música tocando ou a TV ligada, com o som mais alto, podem minimizar o barulho, use plaquinha na coleira, contendo número de telefone e e-mail, para evitar que se percam ou sejam localizados e se possível e com orientação do veterinário, use calmantes fitoterápicos e relaxantes/sedativos mais fortes.

Durante as festas de fim do ano é comum os seres humanos abrirem exceções quanto a alimentação, o que não pode ocorrer com os animais. De acordo com a veterinária, a ração é o melhor alimento para o pet, mesmo durante o período de comemorações. A informação é importante e deve ser repassada às visitas.  “O ideal é que a dieta seja balanceada, sempre rica em nutrientes para que possamos garantir a saúde do animal. É importante também que os animais tenham fácil acesso a água limpa e fresca, para se manterem hidratados”, salienta Danieli. 

A ingestão de outros alimentos, principalmente os mais consumidos nas festas de fim de ano, pode levar o animal a ter vômito, diarreia, apatia, desidratação, paralisia e, em muitos causos, levá-lo a óbito. “Caso haja a ingestão de algum alimento e o animal comece a passar mal, a indicação é suspender imediatamente a alimentação indevida e procurar um veterinário o mais rápido possível”, finaliza a especialista. 

COMPARTILHE