Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Turismo

São Pedro: detox mental

Andréa Barbieri

Turismo 26/08/22

A Estância Turística de São Pedro, na encosta da Serra do Itaqueri, é o lugar perfeito para pausa na correria do dia a dia, reconectar-se com a natureza e recarregar as energias. Conheça três lugares para um detox mental no município.

Conexão é uma palavra que resume bem o mundo pós-moderno, até porque são muitos os benefícios de estar ligado em tudo e o tempo todo. É o que pede o trabalho, o estudo e as relações interpessoais. Mas a essência humana requer, também, uma conexão interior, da pessoa com ela mesma, e com a natureza. E essa não é tão fácil de se conseguir. Viajar é uma dessas formas de retomar ou reforçar o vínculo natural, principalmente quando o destino é um lugar como a Estância Turística de São Pedro. Localizada na encosta da Serra do Itaqueri, é perfeita para uma pausa na correria do dia a dia, para deixar tudo fluir mais naturalmente e para recarregar as energias.


Os mirantes, os parques e as sinuosas estradinhas no alto da serra ajudam muito no detox mental, pontua a secretária de Turismo de São Pedro, Clarissa Quiararia. E há meios de hospedagem que também foram projetados pensando nisso. A Pousada Sonho do Campo, por exemplo, tem como proposta um número reduzido de turistas. É uma vila no estilo eclético com apenas três casinhas, um coreto, um charmoso gazebo e uma bela igrejinha. O silêncio só é quebrado pelo som dos passarinhos. A sensação é de aconchego e paz.

Como o sinal de celular na região de serra é inconstante, se o hóspede quiser se desligar do restante do mundo é só não conectar-se ao wi-fi da pousada. Mas o que faz o lugar perfeito para quem quer conexão consigo mesmo e com a natureza é o deck numa clareira no meio da mata preservada e à beira de um córrego, a poucos metros da vila. A pedida é acomodar-se na esteira e sentir-se abraçado pelas árvores do entorno ouvindo o som produzido pelas folhas, que se movimentam ao sabor do vento, e dos pássaros que, vez ou outra, se deixam ver entres os galhos.

Fora do alcance do Wi-fi, a conexão com a natureza flui. Se estiver sol, o deck é programa para o dia todo. Para alternar momentos de contemplação com refeição, a dica é fazer piquenique. Na lista dos alimentos que combinam muito bem com o lugar, frutas, queijo, pão e vinho. Afinal, é para passar o dia e celebrar a vida! O dono da pousada, Raimundo Assis Júnior, que recebe os hóspedes como se fossem da família, inclusive, prepara cesta de piquenique mediante solicitação. Numa noite sem nuvem, o espetáculo é contemplar o céu.

Outro meio de hospedagem que propicia essa experiência é a Pousada da Lua. Apesar de estar a apenas 5 quilômetros da cidade, está de frente para uma área de preservação ambiental. São 11 acomodações, mas como o jardim é amplo e conta com vários "cantinhos" com bancos, balanços, poltronas e quiosque com espreguiçadeiras especialmente projetados para criar ambiente intimista, os hóspedes têm privacidade garantida. É entre flores, arbustos e árvores frutíferas do jardim, que tem um quê de pomar, que fica a piscina e a banheira de hidromassagem aquecida a energia solar.

Lugar perfeito para relaxar em boa companhia, deixar a vida fluir sem pressa e colocar a leitura em dia. "É tudo em meio a muito verde. Barulho mesmo, só dos passarinhos. Por isso a sensação de paz. Se fecha muito bem o dia contemplando o por-do-sol da piscina", sugere Rosana Fernandes, proprietária do estabelecimento. Para quem quer uma caminhada, tem trilha margeando o riacho da propriedade.


Também com o perfil para recarregar as energias e relaxar o corpo e a alma é o Hotel Jardim da Serra. O que mais chama atenção é a localização: vista privilegiada para o vale da Serra do Itaqueri. É um verdadeiro mirante! Com temperaturas mais amenas que as da cidade por estar no alto da serra e cuidadoso paisagismo que atrai muitos pássaros, o lugar transmite a sensação de paz.

Para quem quer se exercitar, oferece caminhada, aulas de alongamento e relaxamento. Tem piscinas climatizadas, massagens relaxantes e banho com cromoterapia, numa verdadeira estrutura de spa. Para quem também busca um detox do corpo, há cardápio especial preparado por nutricionista de baixa carga calórica.

 

COMPARTILHE