Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Minha Receita

Salmão em papilote com purê de ervilhas

Alê Lembo

Minha Receita 25/07/22

Que tal começar a semana com uma receita fácil, prática, saudável e deliciosa?

Essa receita de salmão é ótima para inicio da semana, além de ser muito fácil de fazer e muito saborosa.

Para o papilote

2 postas de salmão

1 limão siciliano

4 colheres de sopa de alho poró picado

2 colheres de sopa de azeite

Sal

Pimenta do reino

Cúrcuma

2 colheres de chá de gengibre em pó ou fresco ralado (opcional)

Corte um pedaço de papel alumínio (40 cm) e coloque no fundo de uma assadeira ou prato fundo, deixando as bordas do alumínio mais elevadas. Coloque a posta de salmão, 1 colher de sopa de azeite, raspas de limão siciliano, suco de meio limão siciliano, sal, 1 colher de chá de gengibre em pó ou ralado, 2 colheres de sopa de alho poró picado, pimenta do reino moída na hora e cúrcuma.

Junte as duas pontas do papel alumínio para cima, vá torcendo pela lateral até o outro extremo, formando uma trouxinha bem fechada, para evitar que o vapor saia. O peixe irá assar nesse vapor e aromatizar com os temperos. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 10/12 minutos. Abra o papilote com cuidado, com a ajuda de uma tesoura. 

Purê de ervilhas

300g de ervilhas frescas congeladas

1 dente de alho inteiro

¼ de cebola 

1 colher de sopa de manteiga

200ml de água 

Sal

Leve uma panela com a água ao fogo. Quando começar a ferver, coloque o sal, o alho, a cebola e as ervilhas. Deixe cozinhar por 8 minutos. 

Escorra com a ajuda de uma peneira e preserve a água do cozimento. Adicione as ervilhas com o alho e a cebola no liquidificador, com um pouco do caldo de cozimento (aproximadamente 2 conchas). 

Bata até ficar um creme liso e cremoso. Tempere com cúrcuma, páprica picante e pimenta do reino moída na hora e bata novamente para misturar tudo. Coloque de volta na panela e leve ao fogo, adicione a manteiga e misture bem. 

Ao servir o prato, finalize com raspas de limão siciliano sobre o peixe (e eu recomendo umas gotas também) e um fio de azeite.


COMPARTILHE