Dólar Hoje | Euro Hoje | 29/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Rota do vinho

Andréa Barbieri

Turismo 24/04/23

A Rota do Vinho é o principal atrativo de São Roque, cidadezinha do interior paulista que despontou no cenário do enoturismo e ficou conhecida como "a terra do vinho". 

Localizado a 60 quilômetros de São Paulo, o roteiro do vinho é formado por três vias: a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima e as atrações podem ser visitadas todos os dias da semana. Porém, dependendo da época, algumas opções de lazer como tirolesa, passeio de trenzinho, abrem apenas de sexta a domingo e feriados, já nos meses de férias tudo funciona diariamente.


A produção de vinho em São Roque teve início no século XVII pelo seu fundador Pedro Vaz de Barros e se desenvolveu com a chegada dos primeiros imigrantes portugueses e italianos que encontraram nas terras e no clima da região as condições ideais para o cultivo da uva e de outras iguarias que se tornaram bem típicas como a alcachofra.


Apesar de ser conhecida como Rota do Vinho, a estrada que leva as vinícolas impressiona pela quantidade de opções gastronômicas. Uma ótima opção para quem chega a cidade é parar no Vila Del Patto, maior complexo gastronômico da cidade, com dois restaurantes (português e italiano), área verde com uma espetacular vista para as montanhas, adega, empório, artesanato, barco cenográfico, sorveteria, cafeteria, redário, playground, heliponto e boulangerie.



Vila Don Patto é parada obrigatória


Outra opção é o Boteco do Batata, que fica dentro do complexo da Vinícola Góes, tem uma linda vista, choperia e sorveteria na área externa. Um petisco que não pode deixar de ser provado é a porção de bruschettas de alcachofras, simplesmente deliciosa. 

O Boteco do Batata fica dentro do complexo da Vinícola Góes


Para quem gosta de aprender um pouco mais sobre vinhos, a sugestão é o tour guiado pela Vinícola XV de Novembro. Além da degustação e visita até a plantação de uvas e alcachofras, você descobre curiosidades sobre o vinho e como é produzido. Além disso, a oportunidade de conhecer as peculiaridades das alcachofras. Há opções de degustações dentro do empório ou a degustação guiada pelo enófilo da casa.


Na vinícola XV de Novembro, além de conhecer sobre o processo de produção do vinho,

a oportunidade de descobrir peculiaridades sobre a alcachofra


Para quem gosta dos destilados, vale conhecer a Estiila Destilaria e Cervejaria, que é uma loja conceito criada para quem quer saber mais ou descobrir o mundo dos destilados. Lá, aos fins de semana, tem música ao vivo, petiscos, lanches, chope artesanal e o Ice Bar. 


Aproveite o friozinho para curtir esse roteiro em um clima bem gostoso. 






COMPARTILHE