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Restaurante cria alternativa para substituição do bacalhau na Semana Santa

Da Redação

Cidades 11/04/25

Com a Semana Santa se aproximando, o mercado de peixes está na expectativa de aumento nas vendas e de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), espera-se um acréscimo de 30% nas vendas de peixes nesse período em relação ao restante do ano. 

O Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, registrou aumento na venda de peixes desde o início de março e os comerciantes esperam uma elevação no volume de negócios de 100% na última semana que antecede a Páscoa. 

Esse ano, com a alta do dólar, o bacalhau está um pouco mais “salgado” e nas peixarias do Mercado Municipal, em postas na bandeja, o valor médio é de R$ 85,00 o quilo. Já para quem prefere em filé, o preço fica em torno de R$110,00/quilo. A variação no preço chega a 80% de um supermercado para o outro, chegando até R$199,00/quilo.

Com o preço do bacalhau em torno de R$ 100,00/quilo, alguns outros pescados entram na lista de opções mais acessíveis para os brasileiros, como por exemplo, o pintado, que pode ser encontrado por menos de R$ 40,00/quilo, assim como o pirarucu, já a pescada branca é possível ser comprada por menos de R$30,00/quilo.

A moqueca de pirarucu é uma alternativa para a semana santa


No restaurante Salsa con Ají, que fica em Barão Geraldo, a moqueca de pirarucu entrou para o cardápio como opção de pratos para a semana que antecede a Páscoa. Para a casa, o prato com pirarucu fica até 50% mais barato que um prato com bacalhau, o que torna a opção mais acessível para o consumidor final. “Além de ser mais em conta, o pirarucu tem sabor suave, que agrada a maioria dos paladares. Por ter uma carne consistente, é possível fazer uma deliciosa moqueca e aqui ainda adicionamos um toque peruano, com a ripanga, uma pimenta peruana, e a salsa madre, um tradicional molho do Peru, feito com mais de 10 ingredientes”, sugere a chef Karen Villegas, que comanda a casa.

Além da moqueca de pirarucu, o Salsa con Ají apresenta um extenso menu com peixes, como o ceviche de tilápia, risoto de camarão, croquete de salmão e o parpadelle Don Rosálio, que leva atum. A expectativa da chef para a Semana Santa, é que o movimento aumente por conta das opções sem carne vermelha. “Estamos otimistas e nos preparando para um aumento de até 35% nas vendas até a Páscoa”, finaliza.

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