Dólar Hoje | Euro Hoje | 26/04/2024

Home / Colunas / Turismo

Os encantos de Fernando de Noronha

Maria Cecilia Valadares Zitto - @umgirocomacissa

Turismo 20/09/21

“O paraíso é aqui!” Essa foi a frase de Américo Vespúcio quando descobriu o arquipélago de Fernando de Noronha, em 1503, que a princípio foi chamado de São Lourenço. Sim, sem medo de qualquer clichê, o lugar é o verdadeiro paraíso na Terra.


Formado por 21 ilhas e pertencente ao estado de Pernambuco, Fernando de Noronha tem uma natureza rica e diversa, águas cristalinas e muitas praias cinematográficas. Em dezembro de 2001, a Unesco considerou o arquipélago um Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

Para entrar na ilha é preciso pagar a taxa de preservação ambiental - TPA que é cobrada de acordo com os dias de permanência. A taxa gira em torno de R$64,25 por pessoa e por noite, e é possível fazer o pagamento antecipado pela internet ou na chegada ao aeroporto.


Como chegar

Três voos diários atendem a Ilha, dois saindo de Recife e um de Natal, não existem voos diretos de outras cidades.

Quanto tempo ficar

No mínimo 5 dias inteiros

Onde ficar 

Existem quatro núcleos principais de pousadas. A Vila dos Remédios, Vila Floresta Nova, Vila Floresta Velha e Vila dos Trinta. A Vila dos Remédios é o centro histórico da ilha e se estende até o mar. Além de concentrar a vida noturna, tem a do Cachorro, e está a poucos minutos de caminhada das praias do Meio e da Conceição. Ali estão a Pousada Malibu, Pousada da Germana, Pousada Tubarão e a Pousada do Vale. Próximas ao centro estão a Pousada Maria Bonita e a Pousada do Zé Maria.


O que fazer em Noronha

O Ilha Tour proporciona uma visão geral do lugar, pois passa pelas principais praias, mirantes e pontos turísticos, com paradas para fotos, mergulho e assistir ao pôr do sol. O passeio pode ser feito de buggy ou de 4x4 acompanhado de um guia.

Baia do Sancho

Eleita uma das praias mais bonitas do mundo. O Sancho é deslumbrante, com águas azuis cristalinas e bancos de coral, é também considerada um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mergulho livre. O acesso não é muito fácil, começando do alto de um penhasco com mirante e uma vista linda. Dali é preciso descer dois lances de escada de metal encravada na rocha, além de uma escadaria em pedra, que leva até a areia da praia.

Cacimba do Padre e Baía dos Porcos

São duas praias vizinhas. A Cacimba do Padre tem a vista para o Morro Dois Irmãos e é o point dos surfistas, é uma praia mais extensa e com ótimas ondas para a prática do surf.

Já a Baía dos Porcos é praticamente uma piscina natural, ótimo lugar para fazer snorkeling. 

Praia do Cachorro

É a praia mais próxima da Vila dos Remédios, o centrinho da Ilha, a água do mar tem um tom de verde e é bem clara. 

Mirante do Boldró

Para terminar bem o dia em Noronha, desfrutando de um belo pôr do sol, a dica é o Mirante do Boldró. Os turistas costumam ir até lá para se refrescar com alguma bebida e admirar a natureza.

Praia do Atalaia

Um dos passeios mais procurados da ilha, esta praia nada mais é que uma piscina natural. É possível encontrar peixes de diversas espécies e cores e também tubarões. Para chegar até lá é preciso fazer uma trilha de quase uma hora. Apenas 100 pessoas podem visitar a praia por dia e os turistas são divididos em grupos para entrar na água, o mergulho dura 30 minutos. Depois do Atalaia, pode-se fazer mais uma trilha, a Trilha Longa do Atalaia, que chega em mais duas piscinas naturais e tem duração de 3h.

Há outras trilhas em Noronha e todas precisam ser feitas com agendamento presencial no ICMBio.


Projeto Tamar

Outra grande atração de Noronha é o Projeto Tamar que está na região desde 1984. Os turistas podem visitar o museu e aprender um pouco sobre as tartarugas. Tem também palestras com temáticas ambientais, exposições e a atividade mais interessante - o monitoramento das tartarugas, por meio da captura intencional para marcação e biometria.

Mergulho

A vida marinha em Noronha é riquíssima, por isso o mergulho de cilindro é, com certeza, uma das atividades que valem a pena incluir no passeio. Na Praia do Portinho existem várias agências que organizam os mergulhos, como por exemplo a Sea Paradise e na Vila dos Remédios, a Agência Atlantis.

O passeio de barco e a canoa havaina também são opções que não podem ficar de fora do roteiro. Nesses passeios é possível avistar vários golfinhos que acompanham a embarcação ao longo do percurso. 

Gastronomia 

Bons restaurantes não faltam em Noronha. Para saborear as delícias da ilha as sugestões são a famosa Pousada do Zé Maria, o restaurante Xica da Silva, o Flamboyant, o Cacimba Bistrô e o maravilhoso restaurante da Pousada do Vale (necessário fazer reserva).

Para badalar o Bar do Meio, o Bar do Cachorro e a Creperia Euforonha são ótimas opções.

Noronha é o lugar perfeito para relaxar, descansar, curtir o mar, as praias, se conectar com a natureza e se encantar com tanta beleza num cantinho paradisíaco no nordeste do Brasil. 




COMPARTILHE